Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Segurança informática: Mil milhões de palavras-passe roubadas na Rússia e as suspeitas americanas de um “novo Edward Snowden”

Chegam de pontos distantes do globo mas têm um factor em comum: a falha de segurança a nível informático. Na Rússia, mil milhões de palavras-passe roubadas. Nos EUA, a suspeita de um novo espião nos serviços secretos.

06 de Agosto de 2014 às 14:59
  • 2
  • ...

O The New York Times revelou esta quarta-feira, 6 de Agosto, que piratas informáticos russos roubaram mais de 1,2 mil milhões de combinações de nomes de utilizadores e palavras-passe.

 

A descoberta foi feita pela empresa americana Hold Security, que demorou sete meses a apurar a dimensão da falha.

 

Naquela que é considerada "a maior violação de dados até à data", o grupo de ‘hackers’ introduziu um código malicioso em mais de 420 mil ‘sites’. A meta era retirar os dados pessoais dos utilizadores.

 

A lista das vítimas é ampla e engloba algumas das 500 maiores companhias do mundo (segundo o ‘ranking’ da Forbes). Algumas delas já estão a par do sucedido.

 

Os piratas informáticos estarão a utilizar a base de dados recolhida para o envio de ‘spam’ [mensagens não solicitadas, de uma forma constante]. O objectivo será infectar os sistemas destes mesmos utilizadores com ‘software’ [programas informáticos] malicioso, os chamados vírus.

 

Alex Holden, responsável da Hold Security, acredita que o grupo composto por uma dúzia de elementos não tem ligações com o governo russo.

 

Suspeitas americanas de um "novo Edward Snowden"

 

Já dos Estados Unidos da América, chega a suspeita governamental de que poderá existir um "novo Edward Snowden", revela a CNN.

 

As desconfianças de que haverá um novo espião na Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana chegam depois de um artigo publicado na passada terça-feira no The Intercept.

 

O site informativo – fundado por Glenn Greenwald, companheiro de Snowden e jornalista que revelou algumas das histórias do ex-analista da NSA – cita documentos do Centro Nacional Antiterrorista relativos a Agosto de 2013.

 

Nessa altura, já Edward Snowden tinha abandonado os Estados Unidos para evitar um julgamento no país, o que levou as autoridades norte-americanas a suspeitar uma nova fonte para a fuga de informação.

 

No artigo em causa, explica a CNN, é divulgado o número de terroristas conhecidos ou suspeitos nas bases de dados do Governo norte-americano durante a administração Obama.

 

Os documentos tornados públicos eram classificados "secretos" e "NOFORN" (o que significa que não podem ser divulgados a governos estrangeiros). O The Intercept diz que 40% das pessoas na lista não estão ligadas a grupos terroristas.

 

No Twitter, Greenwald já tinha reforçado, por várias vezes, que as revelações de Snowden tinham "inspirado" outras pessoas a seguir o mesmo caminho.

 

O Governo norte-americano afirma que Snowden roubou 1,7 milhões de documentos classificados. 

 

BBC: Conselhos para palavras-passe de Alan Woodward, professor da Universidade de Surrey

1 – Não escolha palavras-passe que estejam associadas, de uma forma óbvia, a si

2 – Escolha palavras que não apareçam no dicionário

3 – Opte por uma mistura pouco comum de caracteres (ex: E5ta1D1ades0L)

4 – Tenha diferentes palavras-passe para diferentes ‘sites’ e sistemas

5 – Mantenha as suas palavras-passe guardada num local seguro

Ver comentários
Saber mais The New York Times Hold Security Forbes Alex Holden Edward Snowden Estados Unidos da América Agência Nacional de Segurança NSA The Intercept Centro Nacional Antiterrorista CNN BBC Alan Woodward política ciência e tecnologia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio