Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Resultados da Nokia melhoram com venda do negócio móvel à Microsoft

A companhia finlandesa vendeu o seu negócio móvel à Microsoft e isso ajudou nos seus resultados dos primeiros nove meses do ano. A companhia melhorou o seu desempenho nas três áreas de negócio que manteve.

Bloomberg
Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 23 de Outubro de 2014 às 12:36

Os lucros da Nokia atingiram os 3.031 milhões de euros, nos primeiros nove meses do ano, um resultado que compara com os 721 milhões de perdas registadas no período homólogo, divulgou a empresa em comunicado.

 

A venda do negócio móvel, no valor de 5.440 milhões de euros, permitiu à Nokia sair do vermelho e melhorar a rentabilidade.

 

Presentemente a Nokia tem três áreas de negócio: uma dedicada às redes móveis, denominada Nokia Networks, a de venda de serviços de geolocalização denominada Here e por fim a de concessão de licenças e patentes tecnológica chamada Technologies.

 

Analisando só estes três negócios, os lucros da Nokia atingiram os 844 milhões de euros, um valor que compara também com os 143 milhões de euros de perdas registadas no período homólogo.

 

Rajeev Suri, CEO da Nokia (na foto), em comunicado, sublinhou que a empresa tem crescido nos três negócios "e os ganhos por acção aumentaram 50% e temos avançado com o nosso plano de optimização de capital, distribuindo os dividendos pelos accionistas".

 

Quanto à facturação, a Nokia nos nove meses em análise registou um crescimento de 27%, para os 9.232 milhões de euros. Desde 25 de Abril que a Nokia passou o negócio dos telefones para a Microsoft, deixando-o assim de contabilizar nas suas contas.

 

Por área de negócio, a Nokia Networks registou uma facturação de 2.940 milhões de euros, mais 13% do que no homólogo, um negócio alavancado pelo "forte crescimento da venda de equipamentos de banda larga móvel", refere a mesma fonte.

 

O resultado operacional desta divisão aumentou 83%, face ao terceiro trimestre do ano passado, situando-se nos 397 milhões de euros.

 

O Here aumentou as suas vendas em 12%, para os 236 milhões de euros, com os fabricantes de automóveis a adquirirem mais sistemas GPS à fabricante finlandesa.

 

Por fim, a Nokia Technologies facturou 152 milhões de euros, mais 9% do que no homólogo, um desempenho que reflecte o facto da Microsoft estar a pagar mais pela utilização das patentes da Nokia no seu negócio móvel.

 

Ver comentários
Saber mais Nokia Nokia Networks Rajeev Suri Microsoft Nokia Technologies
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio