Notícia
Microsoft finaliza compra da Nokia na sexta-feira
Oito meses depois do anúncio, a Microsoft vai finalizar a compra da divisão móvel da Nokia. Aquisição custará 7,2 mil milhões de dólares (5,2 mil milhões de euros).
A Microsoft anunciou esta segunda-feira que a aquisição da divisão móvel da Nokia será concluída esta sexta-feira, informa a AFP. O ramo da empresa finlandesa responsável pela produção de telemóveis e 'tablets' passará a denominar-se Microsoft Mobile Oy.
No seu blogue oficial, a Microsoft revelou que vai efectivar a compra, oito meses depois do anúncio, pagando um total de 7,2 mil milhões de dólares (5,2 mil milhões de euros) pelo ramo dedicado à tecnologia móvel e pelo uso das patentes da Nokia.
A filial, que contará com mais de 30 mil funcionários, será liderada por Stephen Elop, ex-CEO da Nokia.
A Microsoft pretende competir com a Google, Apple e Samsung no sector dos dispositivos móveis. Ainda assim, alguns analistas mostram-se cépticos com a capacidade de a empresa liderada por Satya Nadella fazer face aos adversários, mesmo com o controlo directo sobre todas as etapas de produção dos dispositivos.
Já a Nokia, líder mundial de telemóveis até ser superada em 2012 pela Samsung, quer recuperar a sua rentabilidade. A finlandesa deverá concentrar-se no fabrico de materiais para operadores de redes.