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PT quer transformar Timor Telecom numa referência regional

O presidente executivo da Portugal Telecom, Zenal Bava, apresentou hoje em Díli o plano estratégico da Timor Telecom (TT), participada pela PT, que passa por novos serviços, tecnologias e imagem de marca.

22 de Setembro de 2009 às 10:01
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O presidente executivo da Portugal Telecom, Zenal Bava, apresentou hoje em Díli o plano estratégico da Timor Telecom (TT), participada pela PT, que passa por novos serviços, tecnologias e imagem de marca.

Zenal Bava, o primeiro presidente executivo da PT a visitar Timor-Leste, apresentou o plano estratégico ao primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e manteve encontros de trabalho com o vice-primeiro-ministro Mário Carrascalão.

Bava também apresentou o plano aos restantes accionistas da TT: Fundação Oriente e Fundação São José, com as quais forma a TPT SA (54,01 por cento do capital), o Estado timorense (20,59 por cento), a Vodatel (16,90 por cento), e os empresários timorenses Ÿscar Lima e Júlio Alfaro (ambos com 4,25 por cento).

O alargamento da rede fixa e móvel está entre as prioridades, assumindo o objectivo de atingir já até ao final do ano os 300 mil clientes, contra os actuais 220 mil, mas a ambição da TT é tornar Timor-leste numa referência nas telecomunicações do sudeste asiático, tornando-se como que uma montra do grupo PT na região.

Essa estratégia vai obrigar a um forte investimento no reforço da infra-estrutura de telecomunicações do país, através do alargamento da cobertura fixa e móvel, nomeadamente com a expansão da cobertura 3G a todos os centros urbanos, a pulverização da sua rede comercial e a construção de um cabo submarino para ligação de Timor-Leste à rede de dados internacional.

A nova estratégia implica também uma nova equipa de gestão na TT e o lançamento de uma nova imagem da empresa, hoje igualmente apresentada.

A empresa do grupo PT vai apostar no desenvolvimento da sociedade de informação, com instalação de pontos de Internet e telefones comunitários.

O lançamento de Centros de Informação Comunitários é um dos instrumentos que vão ser usados para massificar o uso da Internet, proporcionando à população, especialmente às crianças, a possibilidade de acederem às tecnologias de informação.

O plano estratégico contempla o desenvolvimento de soluções para ligação à rede de dados internacional através de cabo submarino, o que permitirá ligar Timor-Leste a uma rede de alta velocidade com a Austrália, Ásia e Europa.

A expansão faseada da cobertura 3G a todos os centros urbanos, a par da expansão da própria rede fixa, é outro dos projectos, contando alcançar em quatro anos uma cobertura de 90 por cento da população.

Para captar a adesão dos timorenses, a TT pretende revolucionar a sua estratégia comercial, tornando-a mais agressiva, nomeadamente através de tarifários sem carregamentos obrigatórios, cartões de recarga com valores reduzidos, e novas ofertas e tarifários de acesso à Internet de banda larga.

Em termos de visibilidade pública, todas essas transformações contam com uma nova marca "ajustada ao novo posicionamento da empresa que se pretende mais dinâmica e pronta para se afirmar enquanto operador de referência", segundo a PT.

Na nova imagem são mantidos os dois "t", simbolizando os clientes como centro da actividade e numa linha de continuidade com o anterior logótipo, mas muda a cor e o desenho das letras, para acompanhar o impulso de modernidade, num compromisso com a tradição, ilustrado pelo símbolo mitológico da ilha, o crocodilo.

Especialmente direccionado para os jovens, surge um "jingle" apresentando uma nova assinatura da tt com um ritmo forte e jovem.

A PT detém uma participação maioritária e a gestão na TT, que goza de uma situação de monopólio em Timor-Leste, tendo sido pioneira no investimento no país e assumido o risco de criar de raiz toda a infra-estrutura e o sistema de telecomunicações.

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