A carregar o vídeo ...
Em direto Prémio Nacional de Agricultura

Conheça os vencedores do Prémio Nacional de Agricultura 2024

Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portuguesa Faber lidera investimento de três milhões em startup catalã

A Zymvol, sediada em Barcelona, foi fundada e é liderada pela portuguesa Maria Fátima Lucas, uma das vencedoras do Prémio da União Europeia para Mulheres Inovadoras em 2020

A equipa da Zymvol
  • ...

A startup catalã Zymvol, fundada e liderada pela portuguesa Maria Fátima Lucas, angariou um investimento "seed" (fase inicial) de três milhões de euros. O investimento foi liderado pela Faber, tendo contado também com a participação da Elaia Partners e da Übermorgen Ventures.

Maria Fátima Lucas foi uma das vencedoras do Prémio da União Europeia para Mulheres Inovadoras em 2020. Fundada em 2017, a Zymvol tem-se destacado na descoberta e no design computacional de enzimas industriais. A sua tecnologia permite simular condições laboratoriais com uma precisão superior a 90%, reduzindo drasticamente o tempo e os custos de desenvolvimento. Assim, apenas as variantes mais promissoras seguem para fases avançadas, tornando o processo mais eficiente e acessível.

Com o montante agora angariado a startup sediada em Barcelona pretende expandir o seu laboratório experimental, situado no Barcelona Science Park, a sua tecnologia computacional proprietária, a equipa de vendas e marketing e lançar-se no mercado de kits de enzimas personalizados.

"As enzimas têm o potencial de impulsionar a inovação sustentável, tanto a nível ambiental como económico, em múltiplos setores. No entanto, a descoberta e a engenharia de enzimas continuam a ser processos complexos, dispendiosos e demorados. As soluções computacionais da Zymvol não só otimizam a eficiência, como também fortalecem a resiliência da produção industrial." explica Sofia Santos, Partner na Faber Ventures, em comunicado enviado às redações.

"As enzimas são pequenas fábricas químicas responsáveis por todas as transformações na natureza. A Zymvol está a aproveitar o seu poder para fornecer processos químicos limpos e sustentáveis a empresas que procuram melhorar os seus produtos e operações, pavimentando o caminho para um mundo melhor", afirma, por sua vez, Maria Fátima Lucas, CEO da Zymvol.

Ao longo dos anos, a ZYMVOL completou com sucesso mais de 100 projetos em diversos setores, com destaque para as indústrias farmacêutica e química, trabalhando com clientes de renome como Axplora, Medichem e Sanofi.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio