Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae lidera investimento de 5 milhões na norte-americana Keychain

A Bright Pixel, braço de investimento em capital de risco do grupo liderado por Cláudia Azevedo, encabeçou a nova ronda de financiamento da plataforma que conecta retalhistas com produtores baseada em IA , que “está a transformar a indústria do bens de consumo embalados”.

Jordan Weitz, Oisin Hanrahan (CEO) e Umang Dua, os cofundadores da Keychain.
  • ...

A antiga Sonae IM, atual Bright Pixel, braço de investimento tecnológico do grupo sediado na Maia, não tira o pé do acelerador na conquista de empresas à escala global.

 

Depois de, no ano passado, ter liderado rondas de investimento de 30milhões de dólares na israelita Vicarius (em janeiro), de 12 milhões na também israelita Tamoon (em setembro), e de 10,35 milhões na norte-americana Trustero (em novembro), a Bright Pixel voltou agora aos Estados Unidos para encabeçar o investimento de cinco milhões de dólares (4,85 milhões de euros) na startup tecnológica Keychain.

 

Trata-se de uma plataforma que conecta retalhistas com produtores baseada em inteligência artificial (IA), "que está a transformar a indústria dos bens de consumo embalados (CPG)", afiança a Sonae Pixel, em comunicado, realçando que este financiamento surge no momento em que a plataforma da Keychain "sai da fase beta [testes e implantação de melhorias] e alarga o âmbito para Packaging e Ingredients".

 

"Com este investimento, queremos capacitar a Keychain para transformar a indústria e a forma como retalhistas e fornecedores trabalham", afirma Manuel Queiroz, diretor da Bright Pixel Capital.

 

"Acreditamos fortemente na capacidade da Keychain para modernizar a cadeia de abastecimento de bens de consumo embalados e no seu crescente impacto no mercado europeu. Estamos entusiasmados por apoiar a equipa neste momento crítico, enquanto expandem as suas ofertas e entram em novas geografias", conclui Manuel Queiroz.

 

Startup sediada em Nova Iorque já angariou 38 milhões

 

Desde novembro de 2023, a Keychain angariou um total de 38 milhões de dólares (36,8 milhões de euros), contando com o apoio de sociedades de capital de risco como BoxGroup, Lightspeed Venture Partners e SV Angel, assim como de "players" relevantes da indústria como General Mills, The Hershey Company e Schreiber Foods.

 

Permitindo que marcas, retalhistas e fabricantes "se conectem rapidamente com parceiros de fabrico, agilizando um processo tradicionalmente fragmentado e moroso de investigação e desenvolvimento", a plataforma baseada em IA da Keychain conta, atualmente, "com uma rede de mais de 30 mil fabricantes e 20 mil marcas e retalhistas, facilitando mais de mil milhões de dólares [970 milhões de euros] em projetos todos os meses", garante a Bright Pixel.

 

Sediada em Nova Iorque e com escritórios em Austin e Deli, a startup está a expandir as suas capacidades com o lançamento de dois novos produtos beta - Keychain Packaging e Keychain Ingredients, que corporizam novas funcionalidades que, assegura, "permitirão que as marcas simplifiquem o processo de fornecimento de materiais de embalagem e fornecedores de ingredientes para os seus produtos, ajudando-as a responder rapidamente à crescente exigência dos consumidores através de métodos de produção mais sustentáveis e eficientes".

 

De resto, a Keychain enfatiza que "está a contribuir para uma nova era de transparência no ecossistema de fabrico de bens de consumo, eliminando intermediários que historicamente lucraram com a assimetria de informação, encarecendo os produtos".

 

Para tal, explica, está "a utilizar inteligência artificial para eliminar estas taxas e outros custos desnecessários, reduzindo, em última instância, os preços finais para os consumidores", assinala.

 

"Desde o lançamento da Keychain no ano passado, temo-nos focado em trazer transparência para o ecossistema de produção de bens de consumo nos Estados Unidos", diz Oisin Hanrahan, cofundador e CEO da Keychain.

 

"Ao mesmo tempo, temos explorado como podemos expandir as nossas capacidades para outras regiões", sinaliza, considerando que "o apoio do braço de investimento da Sonae é um grande passo nesse sentido".

 

"Estamos também entusiasmados por continuar a desenvolver novas ferramentas que vão simplificar a forma como as marcas obtêm embalagens e ingredientes", remata Hanrahan.

 

Ver comentários
Saber mais bright pixel capital de risco keychain sonae vicarius inteligência artificial trustero tamoon ratalhistas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio