Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae encabeça investimento de 12 milhões na israelita Tamnoon

A Bright Pixel, braço de investimento em capital de risco do grupo, liderou a ronda de investimento Série A da daquela que garante ser “a criadora do primeiro e único serviço híbrido de remediação da segurança na ‘cloud’ gerido por inteligência artificial e inteligência humana”.

Idan Perez e Marina Segal, fundadores da Tamnoon.
  • 1
  • ...

Com cerca de 50 investimentos diretos, englobando participações em empresas à escala global, desde as fases iniciais às de crescimento, e em áreas estratégicas de negócio como a cibersegurança, "infrastructure software", tecnologia aplicada ao retalho, "business applications" e tecnologias emergentes, a Bright Pixel (anterior Sonae IM) tem mais uma novidade no seu portefólio.

O braço de investimento em capital de risco do grupo Sonae liderou a ronda de investimento Série A de 12 milhões de dólares (10,8 milhões de euros) da startup de cibersegurança israelita  Tamnoon ("polvo" em hebraico).

Em comunicado, a Bright Pixel garante que a Tamnoon foi "a criadora do primeiro e único serviço híbrido de remediação da segurança na ‘cloud’ gerido por Inteligência Artificial (IA) e inteligência humana".

A startup de cibersegurança, que "serve várias organizações na América do Norte" nos setores de seguros, entretenimento, cuidados de saúde, e retalho, "alia a IA à inteligência humana para fornecer um serviço de remediação automatizado à escala para a ‘cloud’, orientado por especialistas, e que não interrompe as operações comerciais", afiança a Bright Pixel.

Ainda de acordo com o braço de investimento tecnológico da Sonae, a Tamnoon "reduz a superfície de ataque na ‘cloud’ e melhora a sua segurança, otimizando e fortalecendo os processos de priorização, triagem, remediação e prevenção, contribuindo para um programa de gestão contínua da exposição a ameaças (CTEM) mais robusto e maduro".

A ronda de investimento da Tamnoon, que contou ainda com a participação dos investidores Blu Ventures, Mindset Ventures, Merlin Ventures, Secret Chord Ventures, Inner Loop Capital e Elron Ventures, eleva o financiamento total da tecnológica israelita para mais de 18 milhões de dólares (16,1 milhões de euros).

O capital agora angariado deverá ser utilizado pela startup israelita para "acelerar o desenvolvimento de produto, expandir o ecossistema de parcerias e continuar a impulsionar a inovação na gestão de remediação da segurança na ‘cloud’, comprometendo-se com a construção de um ecossistema de parceiros de forma a garantir uma oferta mais abrangente e eficaz", explica a Bright Pixel.

"Como um dos investidores pioneiros no espaço de ‘Managed Detection and Response’ (MDR), vemos a Tamnoon a transformar a segurança na ‘cloud’ da mesma forma que a MDR revolucionou o ‘Security Operations Center’ (SOC). Ao integrar IA com supervisão humana especializada, a Tamnoon garante que as remediações sejam eficientes e minimizem o risco de interromper os ambientes de produção", afirma Marcos de Castro Osório, diretor de investimentos da Bright Pixel.

"Conforme os fluxos de trabalho se deslocam para a ‘cloud’ e a infraestrutura se torna mais complexa, a visibilidade das superfícies de ataque e respetivos incidentes, sobrecarrega as equipas com ruído. A Tamnoon aborda essa questão simplificando a priorização e a remediação, gerando um impacto significativo no mercado numa era em que a eficiência dos recursos cibernéticos é fundamental", assegura Marcos de Castro Osório.

Já Marina Segal, cofundadora e CEO da Tamnoon, começa por ressalvar que "nem as abordagens de remediação da ‘cloud’ totalmente automatizadas, nem as 100% orientadas pelo ser humano conseguem por si só resolver a complexidade dos programas de gestão da postura de segurança da ‘cloud’", considerando que "a ideia de confiar inteiramente na automatização da remediação não é viável e é arriscado aplicá-la em ambientes de produção sem supervisão humana".

"Na Tamnoon, combinamos a tecnologia de IA criada especificamente para remediação da ‘cloud, orientada por especialistas em segurança na ‘cloud’ para reduzir as exposições a ameaças críticas para quase zero", assevera.

A consultora Gartner estima que os gastos com segurança na ‘cloud’ cresçam 24% em 2024, totalizando sete mil milhões de dólares (6,3 mil milhões de euros).

(Notícia atualizada às 12:12)

Ver comentários
Saber mais bright pixel tamnoon capital de risco sonae cibersegurança inteligência artificial cloud
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio