Notícia
Portugal está entre os países menos inovadores da Europa
Face à última edição do “Inovation Scoreboard”, Portugal cai uma posição e fica no 18º lugar. O país surge como um “inovador moderado”, a terceira de quatro categorias existentes.
Portugal ocupa a 18ª posição entre os países europeus, no ranking de inovação, ficando na segunda metade da tabela que ordena os 28 mercados analisados. A conclusão é do estudo anual "Inovation Scoreboard" elaborado pela Comissão Europeia.
O país é classificado como um "inovador moderado", a terceira de quatro categorias definidas na publicação: "líder de inovação" com quatro países, "inovador forte" com sete, "inovador moderado" com 15 e "inovador modesto" com dois países.
Face à última edição, o mercado luso recua uma posição. Atrás de Portugal estão Espanha e Grécia bem como países da Europa de Leste como Eslováquia, Lituânia ou Croácia.
O estudo refere as regiões autónomas dos Açores e da Madeira como as únicas regiões lusas com um grau de "inovador modesto", o mais baixo de todos. As restantes regiões, incluindo Lisboa, seguem em linha com o nível nacional.
O pódio dos "líderes de inovação" é ocupado pela Suécia, Dinamarca e Finlândia, respectivamente. Na última edição, essas posições cabiam à Suíça, Suécia e Dinamarca.
Introdução de tecnologia, apoio à investigação, investimento e criação de emprego são alguns dos critérios utilizados para determinar esta lista.