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México já comprou 120 mil computadores Magalhães

A América Latina é, segundo o CEO João Paulo Sá Couto, "o principal mercado" da empresa nortenha e o México representa uma das suas "principais apostas estratégicas".

26 de Setembro de 2014 às 14:54
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A JP Inspiring Knowledge (JP-IK) vendeu 120 mil computadores Magalhães para o México desde 2010, país que representou um volume de negócios de 30 milhões de dólares (cerca de 23 milhões de euros) para a empresa de Matosinhos.

 

A JP-IK (antiga JP Sá Couto) integra a missão empresarial portuguesa que vai participar no Congresso Mundial de Tecnologias de Informação (WCIT) que decorre entre 29 e Setembro e 01 de Outubro, na cidade mexicana de Guadalajara.

 

A América Latina é, segundo o CEO [presidente executivo] João Paulo Sá Couto, "o principal mercado" da empresa nortenha e o México representa uma das suas "principais apostas estratégicas".

 

Isto porque, naquele país existem cerca de 25 milhões de alunos no ensino primário e secundário, 1,2 milhões de professores e 125 mil escolas.

 

E, neste momento, a aposta nas tecnologias educativas é uma das grandes bandeiras do presidente mexicano Peña Nieto, cujo Governo está a promover o plano de acção "Estratégia Digital Nacional".

 

João Paulo Sá Couto disse à agência Lusa que a JP-IK, que atua no México desde 2010, já desenvolveu projectos-piloto em três estados, nomeadamente Oaxaca, Nayarit e Chihuahua, e um outro para a Secretaria de Educação Pública (SEP).

 

A empresa portuguesa foi um dos vencedores do projecto-piloto do programa governamental "micompu.mx", que envolveu a distribuição de 80.000 computadores Magalhães aos alunos.

 

Até agora, do total de sete milhões de equipamentos Magalhães entregues pela empresa em mais de 70 países, 120 mil destinaram-se ao México.

 

As vendas para aquele país tiveram, até à data, um peso de 30 milhões de dólares (cerca de 23 milhões de euros) no volume de negócios da JP-IK.

 

O WCIT irá constituir, segundo João Paulo Sá Couto, "uma montra privilegiada das soluções tecnológicas especialmente desenhadas pela empresa para a educação".

 

O destaque vai para a "Escola Popup JP-IK", uma solução integrada chave-na-mão, que junta a infra-estrutura escolar às melhores ferramentas para a sala de aula tecnológica, desde os equipamentos Magalhães ao quadro interactivo e servidor escolar.

 

Pensada principalmente para países que necessitem de infra-estrutura escolar, a "Escola Popup JP-IK" assenta num conceito de construção modular, e pode ser implementada em apenas quatro dias.

 

Este é um projecto em desenvolvimento há cerca de três anos e, de acordo com o responsável, "constitui uma forma simples e sustentável de expandir o acesso a uma educação de qualidade".

 

O WCIT, que se realiza de dois em dois anos, é considerado o maior evento mundial de tecnologias de informação" e também "local importante para o lançamento de novos negócios".

 

A viagem até Guadalajara é organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana (CCILM) e realiza-se no âmbito do "Portugal Connect", um projecto que visa promover a tecnologia nacional no México.

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