Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Criadora do Magalhães vende "tablets" para reformados no Uruguai

A JP - Inspiring Knowledge ganhou um concurso público no país da América Latina para fornecer quase 350 mil dispositivos até 2020. Os primeiros mil já foram entregues a idosos de baixos rendimentos.

28 de Julho de 2015 às 12:55
  • ...

A JP - Inspiring Knowledge (JP - IK) já forneceu os primeiros mil "tablets" para o arranque, com um grupo de teste, de um projecto governamental no Uruguai que prevê a entrega, até 2020, de um total de 350 mil equipamentos a reformados de baixos rendimentos, informou esta terça-feira, 28 de Julho, a empresa de Matosinhos.

 

Segundo adiantou ao Negócios fonte oficial, sem especificar o valor total dos contratos, a antiga JP Sá Couto, criadora do famoso computador Magalhães, foi a vencedora do concurso público para o fornecimento deste projecto, "ficando com uma quota de 98% dos equipamentos entregues", sendo os restantes 2% assegurados por outro fornecedor.

 

Até ao final deste ano está prevista a entrega de cerca de 30 mil "tablets", sendo que os restantes equipamentos, até ao total de 350 mil, serão fornecidos até ao final da década, a data de conclusão do "Plan Ibirapitá", criado pelo governo para promover a inclusão social e a igualdade de acesso ao conhecimento através das novas tecnologias. Para além dos dispositivos, o plano uruguaio oferece aos destinatários a ligação à internet em casa e também um curso de formação tecnológica.

 

A empresa portuguesa, criada em 1989 e que se especializou nos últimos anos na área educativa, foi a criadora do interface presente nestes dispositivos, especialmente desenvolvido para utilizadores de idade mais avançada. Em entrevista recente ao portal Sapo Tek, o presidente do conselho de administração da JP – IK, Jorge Sá Couto, admitiu o interesse em trazer para a Europa este modelo que está a ser testado no Uruguai.

 

Nos últimos anos, a JP - IK exportou para o mercado uruguaio perto de 120 mil computadores Magalhães, também através da vitória em concursos públicos, nesse caso no âmbito do Plano Ceibal, direccionado para as escolas, e iniciado pelo ex-Presidente da República do país latino-americano, Tabaré Vásquez. 

Ver comentários
Saber mais Tecnologia JP Inspiring Knowledge exportação contrato tablet Matosinhos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio