Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

John McAfee oferece-se para desbloquear iPhone usado por terrorista

Depois de a Apple ter recusado desbloquear o iPhone usado por um dos autores do ataque terrorista em San Bernardino, na Califórnia, o fundador dos antivírus McAfee oferece-se agora ao FBI para desbloquear o aparelho.

Bloomberg
19 de Fevereiro de 2016 às 17:54
  • 1
  • ...

Num artigo publicado na Business Insider esta sexta-feira, 19 de Fevereiro, John McAfee, especialista em cibersegurança e fundador do antivírus McAfee, oferece-se ao FBI para desbloquear o iPhone 5c usado pelo autor do ataque terrorista em San Bernardino, na Califórnia.

 

A Apple recusou desbloquear o iPhone para que o FBI acedesse às informações do aparelho. Numa carta assinada por Tim Cook, presidente executivo da Apple, escreve que permitir o acesso às informações iria abrir um "perigoso precedente".

 

John McAfee, que é um dos candidatos à Casa Branca pelo Partido Libertário dos Estados Unidos, refere no artigo que ele e a sua equipa de especialistas estão prontos para desbloquear o aparelho "gratuitamente" e garante que o processo demorará apenas três semanas.

 

"Até como o meu sapato no Neil Cavuto Show [programa de televisão norte-americano] se nós não conseguirmos quebrar a encriptação do telefone de San Bernardino", acrescentou John McAfee.

 

Ainda assim, Graham Cluley, especialista em segurança ouvido pela BBC, diz que o processo não é assim tão fácil. "O iPhone é notoriamente mais difícil de piratear do que os outros aparelhos", disse Graham Cluley.

 

No artigo, John McAfee referiu que quer desbloquear o iPhone do terrorista para que a Apple não seja obrigada a implementar um sistema que permitisse as autoridades aceder directamente aos dados encriptados nos aparelhos. Mas acrescentou que "o FBI não está interessado, eles querem abrir o precedente para que não haja bloqueios que eles não consigam superar".

 

A 2 de Dezembro, 14 pessoas morreram e 22 ficaram gravemente feridas depois de um ataque terrorista em San Bernardino, na Califórnia. O ataque consistiu num tiroteio durante uma festa de uma empresa e foi perpetrado por Syed Rizwan Farook e Tashfeen Malik, que acabaram por morrer depois de uma troca de tiros com a polícia.

Ver comentários
Saber mais John McAfee Apple iPhone McAfee antivírus
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio