Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

IBM: CEO diz que ganha 33 milhões de dólares mas há quem diga que é mais

A líder da IBM vai pedir aos accionistas da empresa para aprovarem o seu pacote salarial de 33 milhões. Porém, a compensação real da CEO da tecnológica norte-americana pode ser quase o dobro.

Virginia 'Ginni' Rometty, presidente da IBM, avaliada em 107,5 mil milhões de dólares
Bloomberg
24 de Abril de 2017 às 16:18
  • 3
  • ...

Ginni Rometty (na foto) é, desde Janeiro de 2012, CEO da IBM. A tecnológica reportou na semana passada ao mercado uma queda do seu volume de negócios – o que vem a acontecer há 20 trimestres. Além disso, foi a primeira vez em cinco trimestres que reportou receitas abaixo das expectativas dos analistas. A facturação da IBM no seu primeiro trimestre fiscal, terminado a 31 de Março, caiu 2,8% face ao trimestre homólogo de 2016, para 18,2 mil milhões de dólares.

Amanhã, na assembleia geral, Rometty vai pedir aos accionistas para assinarem o seu pacote salarial no valor de 33 milhões de dólares (30,7 milhões de euros no câmbio actual). Mas acontece que o valor real da compensação da CEO pode ser superior. Pode mesmo ser praticamente o dobro. Porquê? Devido à forma como a IBM valoriza as suas opções sobre acções, de acordo com a Bloomberg.

Os dados do Institutional Shareholder Services, citados pela agência, sugerem que o pacote salarial de Ginni Rometty pode ultrapassar os 50 milhões de dólares (mais de 46,5 milhões de euros). Os cálculos que levaram a este valor têm por base a estimativa da Institutional Shareholder Services relativamente ao valor das opções aquando lhe foram concedidas. As contas feitas pela Bloomberg avançam uma compensação ainda mais choruda: 65 milhões de dólares (60,5 milhões de euros). Estes cálculos têm por base os valores actuais, que têm em conta a subida do preço das acções da IBM desde que lhe foram atribuídas.

A divergência nos valores que as empresas dizem que pagam e o que os CEO recebem é o reflexo, de acordo com a Bloomberg, das imprecisões nas avaliações das opções sobre acções.

A tecnológica deu 1,5 milhões de opções sobre acções em Janeiro do ano passado, no valor de 12,1 milhões de dólares. Além deste valor, Rometty recebeu 21 milhões de dólares, distribuídos por rubricas como salário, bónus e acções.

A Glass Lewis & Co, rival da Institutional Shareholder Services, considera que os accionistas não deviam dar luz verde ao pagamento, mas não quis comentar o valor das opções sobre acções da CEO da IBM.

Os investidores que têm uma posição de longo prazo na empresa podem não estar muito satisfeitos com o desempenho que a empresa tem tido e com o retorno que tem gerado. A agência de informação escreve que desde Janeiro de 2012, data da tomada de posse da actual CEO, a IBM deu um retorno de 0,05% - valor que incluiu dividendos.

Ivan Feinseth, da Tigress Financial Partners, em declarações à Bloomberg, avança que Rometty "tem um salário excessivo". Rometty "não criou valor para os accionistas em cinco anos".

 

Ver comentários
Saber mais Ginni Rometty Tigress Financial Partners CEO IBM Institutional Shareholder Services
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio