Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Facebook ganha terreno ao Youtube nos vídeos com publicidade

O Facebook está a ganhar terreno ao Google, mais especificamente à plataforma Youtube, no mercado dos vídeos com formatos publicitários integrados.

Bloomberg
22 de Junho de 2015 às 19:48
  • ...

Facebook e Youtube são plataformas de grande interesse para uma audiência jovem e, enquanto a rede social conta com 1,4 mil milhões de utilizadores, a plataforma de vídeos tem já 1,3 mil milhões. 

Agora, os anunciantes, que antes utilizavam o Facebook para fazer posicionamento de marca e criar reconhecimento, vêem a rede social como uma plataforma onde podem potenciar os 'pre-roll', ou seja, os anúncios que antecedem os vídeos.

O mercado dos vídeos online está  a crescer como nenhuma outra área digital, tendo aumentado 33% em 2014, avançou a ZenithOptimedia, citada pela Reuters, cuja análise adianta também que é expectável que a publicidade na Internet ultrapasse a publicidade televisiva em 12 mercados-chave, representando 28% do gasto global em publicidade em 2017. Projecta-se que o gasto em publicidade este ano ascenda aos 531 mil milhões de dólares (cerca de 467,7 mil milhões de euros).

O que diferencia actualmente estas duas plataformas são os formatos de publicidade oferecidos aos anunciantes e a forma como são cobrados. O Youtube oferece um leque diferenciado de formatos que podem correr antes, durante e depois do vídeo, e cobra após o anúncio ser visualizado. Já o Facebook não tem tantos formatos disponíveis e cobra após terem sido ‘entregues’ três segundos de vídeo.

A Bloomberg adianta porém que o Facebook está a incentivar os anunciantes a serem mais estratégicos com a sua publicidade, fazendo uso dos dados recolhidos pela vasta rede social.

Entre as sugestões da empresa está, por exemplo, a possibilidade de distribuir versões diferentes do mesmo anúncio consoante o público-alvo. Outra das grandes apostas da marca é preparar os anunciantes para possibilidade de usarem o mesmo tipo de ferramentas que o Facebook dispõe para definir um público-alvo no Instagram, a rede social de partilha de fotografias comprada pela empresa em 2013.

O Facebook, que comprou o Instagram por 700 milhões de dólares (cerca de 616,6 milhões de euros), está a trabalhar com o objectivo de aumentar as receitas de publicidade da rede social de partilha de fotos, que conta actualmente com mais de 300 milhões de utilizadores.
Ver comentários
Saber mais Youtube Facebook tecnologia (geral) google publicidade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio