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Facebook automatiza combate às notícias falsas

A empresa quer detectar com maior rapidez, e enviar para entidades verificadoras, os conteúdos que possam configurar potenciais notícias falsas. O objectivo é travar a sua dispersão junto de mais utilizadores.


Os gigantes tecnológicos dos EUA (Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google) foram responsáveis por uma subida do Nasdaq até 29% em 2017, até ao momento, e o retorno dos FAANG cifrou-se em mais de 50%, em termos médios. Na nossa opinião, não se trata de uma mera recorrência da bolha dot-com verificada no final da década de 1990. Ao contrário dessa experiência — durante a qual os analistas imaginaram novas formas de valorizar empresas que não passavam de ideias — as empresas que lideram actualmente o sector são reais e apresentam fluxos de caixa tangíveis. Estamos em crer que a inovação tecnológica é um tema estrutural que poderá acrescentar 1% -1,5% ao crescimento potencial do PIB mundial nos próximos 10-15 anos.
Reuters
03 de Agosto de 2017 às 18:51
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A rede social Facebook vai introduzir uma funcionalidade automática que detecta conteúdos noticiosos potencialmente falsos, permitindo validar a sua veracidade e informar os utilizadores.


Segundo a Bloomberg, a empresa anunciou a criação de um algoritmo que assinala as publicações suspeitas, enviando-as para validação por terceiros. Depois de analisar a publicação, estes verificadores podem desmentir o conteúdo através de um comentário que surgirá agregado à "notícia".

EUA, Alemanha, França e Holanda foram escolhidos para testar o sistema em primeira mão, já a partir desta quinta-feira, por serem os países em que já há parcerias com verificadores. 

"Quanto mais depressa pudermos enviar potenciais falsas notícias aos verificadores, mais depressa eles podem validá-las e conseguiremos reduzir ainda mais o número de pessoas que acabam por ser expostas a essas notícias," disse ao Tech Crunch a gestora de integridade de produto do feed de notícias do Facebook, Tessa Lyons.

Snopes e Politifact são alguns dos verificadores com que a Facebook tem trabalhado, na tentativa de conter a disseminação de relatos falsos, como os que marcaram a recente eleição presidencial nos EUA.


Embora o CEO da rede social, Mark Zuckerberg, tenha inicialmente negado que as notícias falsas difundidas pelo Facebook tivessem influenciado as eleições, o responsável reconheceu que a prioridade da empresa deverá ser a de ter utilizadores informados.

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