Notícia
Ex-Efacec instala sede em edifício icónico numa das mais caras ruas do Porto
A i-charging, empresa fundada por um engenheiro que foi diretor-geral da mobilidade elétrica da empresa vendida pelo Estado ao fundo alemão Mutares, mudou-se para o gaveto da Avenida Marechal Gomes da Costa com a Avenida da Boavista.
Em março de 2019, o engenheiro Pedro Moreira da Silva, que esteve três décadas e meia na Efacec, onde foi diretor-geral da mobilidade elétrica, fundava a i-charging, empresa especializada em soluções para infraestruturas da mobilidade elétrica, tendo conseguido atrair para a sua startup outros quadros da indústria que foi entretanto vendida pelo Estado ao fundo alemão Mutares.
Cinco anos depois, com projetos a decorrer em mais de 30 países, um escritório nos Estados Unidos e uma equipa de mais de seis dezenas de profissionais, a i-charging acaba de mudar a sua sede no Porto para um icónico edifício da cidade, situado no gaveto da Avenida da Boavista com a Marechal Gomes da Costa, que é considerada uma das artérias mais caras da Invicta.
A nova casa da i-charging, denominada Marechal 50, faz parte do projeto de reabilitação de um antigo palacete com 695 metros quadrados e características arquitetónicas únicas, datado de 1944, que engloba a construção de um novo edifício contíguo com 1.017 metros quadrados.
"O edifício que já existia foi alvo de uma total remodelação, para garantir todas as condições de conforto para os novos inquilinos, e o novo prevê espaços de escritórios em ‘open space’, gabinetes com fachada envidraçada aberta para os jardins e, ainda, uma receção", detalha a JLL, a consultora imobiliária responsável pela colocação da i-charging no Marechal 50, em comunicado.
O ativo pertencente à PCInveste "tem espaço para incluir vários tipos de ‘amenities’ como é o caso de cafetaria, ginásio ou outros espaços de relaxamento, além de beneficiar de luz natural em abundância", revela a JLL.
O Marechal 50 conta, também, com 14 lugares de estacionamento na cave, que tem acesso direto a ambos os edifícios, e quatro lugares exteriores.
"Estamos entusiasmados por a i-charging integrar a sua sede num dos locais mais icónicos da cidade do Porto. Com o negócio em expansão e com visão para o futuro, sentimos a necessidade de oferecer aos nossos colaboradores um espaço de qualidade que possa acomodar as nossas operações em constante evolução, bem como os recursos necessários para o desenvolvimento da nossa atividade", afirma Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging.
"A verdade é que a recuperação deste edifício icónico corresponde à nossa visão de sustentabilidade, aliada à eficiência energética das infraestruturas, através instalação de painéis solares fotovoltaicos e à possibilidade de carregar os veículos da nossa frota que é 100% elétrica", nota Pedro Moreira da Silva.
Já Cristina Almeida, markets & capital markets Porto director na JLL, destaca que "este projeto icónico, localizado no cruzamento entre duas das principais avenidas do Porto, veio responder aos requisitos da procura da i-charging. Para além do seu cachê e da sua localização ‘prime’, a versatilidade do espaço foi determinante na escolha desta empresa", afiança, realçando que, "no Porto, a recuperação de edifícios antigos tem sido uma das vias mais eficazes para dar resposta à procura por espaços de escritório, que tem vindo a crescer largamente nos últimos tempos".