Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Porto Leading Investors criam 26 mil empregos e têm impacto de 2.073 milhões em Portugal

Conheça os grandes números do estudo de impacto económico, social e ambiental do programa de gestão de projetos de investimento dedicado a investidores e empresas com elevado interesse estratégico e impacto para a economia do Porto, que conta atualmente com 43 empresas.

Rui Neves ruineves@negocios.pt 18 de Abril de 2024 às 10:30

Impacto na produção nacional de 2.073 milhões de euros, 1.166 milhões no valor acrescentado bruto – com 15 euros gerados por cada um investido no Porto -, 715 milhões no rendimento das famílias e 209 milhões na receita fiscal.

 

Em síntese, eis a soma dos impactos diretos, indiretos e induzidos da atividade operacional e investimento dos Porto Leading Investors (PLI) em 2022, de acordo com um estudo desenvolvido pela InvestPorto, o a divisão municipal especializada na atração e facilitação de projetos de investimento direto, em parceria com a EY-Parthenon.

 

O estudo de impacto económico, social e ambiental do projeto PLI realça, também, que no final de 2022 estas "estrelas" empresariais tinham já criado 25.731 postos de trabalho (dos quais 44% diretos) - perspetivando crescer 14% ao ano até 2026 - e investido no Porto, nos últimos quatro anos, 222 milhões de euros.

Por cada milhão investido na Área Metropolitana do Porto, foram criados três postos de trabalho, um valor acima do registado no país (1,4) e na Europa Ocidental (0,6).

 

Os PLI destacam-se, ainda, pela sua "forte aposta na inovação, reduzida pegada ecológica, orientação exportadora e criação de emprego qualificado": 88% desenvolvem atividades de inovação, 44% oferecem produtos ou serviços com impacto ambiental positivo direto, 87% do seu volume de negócios é direcionado para o exterior e 65% dos seus fornecedores são nacionais.

"A cidade será mais capaz de reganhar o estatuto de centro económico relevante, assente na tripla aliança entre talento, tecnologia e a tolerância que ao longo da história marcou o caráter do Porto livre, inclusivo e crente na capacidade de construir um melhor futuro", enfatizou ao Negócios o vereador da Economia da Câmara do Porto, Ricardo Valente.

Rui Moreira: "Temos de aprofundar a transformação da economia local"

"No Porto temos sabido captar investimento graças quer ao talento que formamos na nossa academia e ao dinamismo do nosso ecossistema empreendedor, quer à qualidade de vida e aos níveis de bem-estar da cidade", considera Rui Moreira, presidente da autarquia, na mensagem de abertura do estudo.

 

O autarca realça que "os investidores nacionais e internacionais encontram no Porto quadros qualificados a custos competitivos, centros de I&D de excelência, boas infraestruturas de transportes, capacidade tecnológica instalada e uma localização estratégica no Noroeste Peninsular".

 

Entretanto, "apesar dos bons resultados alcançados na criação e atração de talento, investimento e empreendedorismo, a cidade tem de continuar a ser ambiciosa", nota Rui Moreira.

 

"Temos de aprofundar a transformação da economia local, de modo a gerar mais emprego qualificado, mais oportunidades de negócio, mais projetos academia-empresas, mais inovação empresarial", aponta o presidente da Câmara do Porto.

 

Desde a Critical Techworks à Maersk, da Natixis à Euronext

 

De resto, a Invicta e área envolvente registaram, nos últimos anos, dinâmicas de captação de investimento internacional muito positivos: "Entre 2015 e 2023, a Área Metropolitana do Porto registou mais de sete mil milhões de euros de investimento diretor estrangeiro", contabiliza o mesmo documento.

 

Apresentado na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, no Museu Nacional Soares dos Reis, na cidade Invicta, por Hermano Rodrigues, principal da EY-Parthenon, este estudo "visa promover o Porto como destino de investimento de alto valor acrescentado e reforçar a notoriedade das empresas que ativamente contribuem para o desenvolvimento económico da região".

 

A propósito, a estratégia de atração de investimento direto estrangeiro do Porto é reconhecida, há três anos consecutivos, pela revista fDi Intelligence, do Financial Times, que coloca o município entre as principais Cidades e Regiões Europeias do Futuro.

 

Criado pela InvestPorto, o Porto Leading Investors é um programa de gestão de projetos de investimento dedicado a investidores e empresas com elevado interesse estratégico e impacto para a economia do Porto.

 

Neste momento, conta com 43 empresas, desde a Critical Techworks à Maersk, da Natixis à Euronext.

 

 

Ver comentários
Saber mais porto leading investors investporto investimento investidores estudo ey - parthenon
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio