Notícia
Art and Soul compra Hotel da Bolsa no Porto
O dono dos hotéis Lisboa Pessoa, Évora Olive e Porto A.S. 1829, adquiriu uma unidade hoteleira situada no centro histórico da Invicta.
O novo grupo hoteleiro Art and Soul, que "pretende solidificar a sua posição no segmento dos hotéis temáticos, com a ambição de continuar também a crescer em outros segmentos", tem as suas origens em 2015, quando abriu o Porto A.S. 1829 Hotel, que retrata e homenageia a história da Papelaria Araújo & Sobrinho, uma das papelarias mais antigas da Europa que está na mesma família há cinco gerações.
No ano seguinte, abria o Évora Olive Hotel, em homenagem à oliveira e ao azeite, e o Lisboa Pessoa Hotel, Inspirado na vida e obra de Fernando Pessoa, estando localizado muito próximo de uma das suas antigas moradas, junto ao Largo do Carmo, na mesma morada da Tipografia do Comércio, onde foi impressa a revista Orpheu, que saiu da tipografia da Rua Oliveira ao Carmo, n.º 10, no dia 26 de março de 1915.
Com três hotéis em três distintas cidades, contabilizando um total de 185 quartos e 150 trabalhadores, o grupo Art and Soul junta agora ao seu portefólio a sua segunda unidade hoteleira na cidade Invicta.
"No final do ano de 2023, o grupo Art and Soul adquiriu uma nova unidade, o Hotel da Bolsa, no Porto, que integrará a marca, na sua plenitude, após uma remodelação significativa do edifício que está prevista acontecer a curto prazo", revela, em comunicado, sem revelar o valor da transação.
Situado na histórica Rua de Ferreira Borges, a 100 metros do imponente Palácio da Bolsa, o Hotel da Bolsa, com 34 quartos, é considerada uma pérola arquitetónica.
"Sempre considerámos que os hotéis são muito mais do que espaços físicos onde se dorme e toma o pequeno-almoço. Devem ser espaços que proporcionam uma experiência. Assim, as temáticas dos nossos hotéis não se baseiam apenas em elementos decorativos - esse é apenas um dos elementos de um hotel temático. Mas também são importantes as experiências que se criam à volta da temática e que os visitantes podem vivenciar, seja num evento, passeio, uma partilha que o colaborador da unidade possa fazer relativa à temática, à história e à cultura", enfatiza António Gonçalves, administrador do grupo Art and Soul.
"A cultura portuguesa é tão rica e vasta que é nosso dever divulgá-la ao visitante internacional e ao nacional também - Lisboa e Porto possuem mercados essencialmente internacionais. Já Évora, para além de um mercado internacional, que tem vindo a crescer, tem uma procura mais de proximidade", considera António Gonçalves, sinalizando que o grupo "tem como ambição continuar a crescer através de projetos que mantenham a essência que o caracteriza", como é o caso do agora adquirido Hotel da Bolsa.
(Notícia atualizada às 11:21)