Notícia
Ericsson vai fechar últimas fábricas na Suécia
A empresa está ainda em negociações com os sindicatos. Caso se confirme o fecho, põe-se fim a 140 anos de produção da Ericsson na Suécia.
A fabricante de equipamentos de telecomunicações Ericsson planeia fechar as suas duas últimas fábrica a produzir na Suécia. A medida faz parte de um plano para a redução de custos e deverá representar um corte de três mil postos de trabalho.
A notícia foi avançada por um jornal sueco e replicada esta quinta-feira, 22 de Setembro, pela agência Reuters. São citados documentos internos, numa decisão que coloca fim a 140 anos de produção na Suécia. As poupanças esperadas fixam-se nos três mil milhões de coroas suecas (cerca de 300 milhões de euros).
A empresa sueca já tinha anunciado em Julho que iria tornar mais fortes os cortes perante a "deterioração" do mercado. Desde 2014 que contava com um programa de cortes avaliado em nove mil milhões de coroas suecas (mais de 900 milhões de euros).
Os sindicatos já vieram dizer que não foi tomada ainda uma decisão final, já que as negociações com a empresa estão ainda em curso.
A Ericsson conta com 120 mil empregados em todo o mundo, 17 mil dos quais na Suécia.