Notícia
Ericsson vai eliminar três mil postos de trabalho
A fabricante de equipamentos de telecomunicações vai cortar o número de funcionários na Suécia, numa altura em que está a reduzir a produção para se concentrar no desenvolvimento de software.
A Ericsson vai eliminar três mil postos de trabalho na Suécia, um quinto da sua força de trabalho naquele país, numa altura em que a empresa está a reduzir a produção para enfrentar as mudanças tecnológicas e a estagnação da procura por equipamentos.
A fabricante de equipamentos de telecomunicações vai reduzir a produção nas cidades de Boraas e Kumla – uma decisão sinalizada no mês passado – para se concentrar no desenvolvimento de software. A Ericsson, que tem cerca de 16 mil trabalhadores na Suécia, também está a cortar empregos nas áreas de vendas, administração, pesquisa e desenvolvimento.
Num ambiente de cada vez maior concorrência com empresas como a Huawei e a Nokia, a Ericsson tem em marcha um programa de cortes avaliado em nove mil milhões de coroas suecas (mais de 900 milhões de euros) por ano até 2017.
Em Julho, a fabricante sueca anunciou que Hans Vestberg deixaria o cargo de CEO e presidente da Ericsson, sendo substituído temporariamente pelo CFO.
A decisão foi anunciada depois da divulgação dos resultados do segundo trimestre, período em que os lucros da empresa desceram 24%.
As acções da Ericsson ganham 0,49% na bolsa de Estocolmo para 61,65 coroas suecas.