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Dupla de Gaia torna-se “profeta” da restauração com fatia de 15% da StoresAce

Os jovens Telmo Taipa e Helder Pereira criaram uma solução online que permite aos restaurantes preverem o que irá ocorrer no seu negócio nos próximos 28 dias, tendo conseguido já captar mais de 1500 estabelecimentos na Península Ibérica e um acionista maiato.

Helder Pereira(CTO) e Telmo Taipa (CEO), fundadores da Adeci (primeiro e terceiro a contar da esquerda, na foto), ladeados pelos gestores da StoresAce.
14 de Setembro de 2024 às 16:16
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"Dados recentes demonstram que 30% dos restaurantes fecham no primeiro ano e 80% fecham portas ao fim de cinco anos. A principal razão apontada para esta fraca taxa de sucesso é a incapacidade dos gestores em anteciparem e planearem as suas operações, levando a que este setor seja responsável por 9% do desperdício global", realça Telmo Taipa, jovem empresário de 25 anos.

Foi a partir de dados como estes, "com o objetivo de alavancar o negócio da restauração e, ao mesmo tempo, contribuir para a luta contra o desperdício alimentar", que Taipa e o seu amigo Helder Pereira, também de 25 anos, ambos de Vila Nova de Gaia, decidiram arriscar em colocar a inteligência artificial ao serviço do setor da restauração.

Quanto irá ser a sua faturação em cada estabelecimento? Quanto irá vender de cada opção do seu menu? Quanto vai consumir de cada ingrediente? Quantos clientes irão ser recebidos? Quantas pessoas irá necessitar para responder à procura esperada?

Para responder a estas questões de forma precisa, Taipa e Pereira "conjugam os dados históricos de cada estabelecimento, com os fatores externos que impactam a atividade do setor da restauração, como o clima, eventos culturais e desportivos, feriados nacionais e internacionais, dias especiais, entre outros", através de um modelo de "machine learning" por si desenvolvidos. Eis a Adeci.

Em entrevista ao Negócios, Telmo Taipa (TT) e Sérgio Rodrigues (SR), CEO da StoresAce, que adquiriu 15% da Adeci, contam todos os detalhes de um negócio que começou com o desafio lançado pelo dono de uma cervejaria: "O trabalho está ótimo, mas se me dissesses o que vou vender amanhã, isso seria perfeito."

Quando e como surgiu o momento "eureka"?

TT - Para responder a essa questão, precisamos de voltar a junho de 2021. Na altura, eu estava a concluir um trabalho no âmbito do meu mestrado em Engenharia Industrial na Universidade do Minho, em colaboração com uma cervejaria de referência em Vila Nova de Gaia. Durante uma conversa com o proprietário, ele comentou: "O trabalho está ótimo, mas se me dissesses o que vou vender amanhã, isso seria perfeito."

Essa frase ficou a ressoar na minha mente, e percebi que talvez fosse possível responder a essa necessidade. Sem saber ao certo como fazê-lo, e por ser alguém que nunca aceita que digam que algo é impossível de ser feito, em agosto de 2021 desafiei o Hélder a criar uma solução que fosse única. Crescemos juntos desde os 12 anos e, com a especialização em Inteligência Artificial no Instituto Superior de Engenharia do Porto e o seu talento natural para tecnologia, sabia que ele era a pessoa certa para este desafio. Assim, dois jovens de 25 anos mergulharam no mundo da restauração.

São os dois de Gaia e a Adeci está também sediada neste concelho, certo?

TT - Sim, somos ambos de Gaia, onde crescemos e passamos grande parte do nosso tempo, especialmente no Candal. Eu estudei no Liceu de Gaia e o Hélder no Colégio de Gaia. Esta ligação à nossa cidade é forte e contínua, sendo também aqui que a Adeci está sediada. No entanto, é no terreno, junto aos nossos clientes, que a Adeci realmente se desenvolve.

Quanto clientes a Adeci tem atualmente?

TT - Atualmente, a Adeci apoia mais de 1.500 estabelecimentos ativos, abrangendo desde microempresas até grandes grupos. Os nossos clientes incluem padarias, pastelarias, "dark kitchens", restaurantes casuais e "fine dinings". Algumas das nossas parcerias com maior referência são os grupos O Valor do Tempo, Capricciosa, Portugália, Fullest, Camada, sendo que estamos a desenvolver com a StoresAce um piloto na Burger King em Portugal e Espanha, o que demonstra a nossa capacidade de escalar juntos. Graças às nossas previsões, conseguimos impactar significativamente a rentabilidade dos nossos clientes, com uma redução média no "food-cost" de 5% e uma precisão de previsão diária superior a 94%.

Quantos profissionais são na Adeci?

TT - A Adeci é constituída por mim, pelo Hélder e por um jovem brilhante que conhecemos através de um dos nossos clientes. Em breve, planeamos expandir a equipa com mais cinco colaboradores, reforçando o nosso suporte ao cliente, a prospeção de novos mercados e o aperfeiçoamento contínuo do nosso modelo preditivo de Inteligência Artificial.

Além disso, contamos com parceiros estratégicos, como a StoresAce, cuja experiência e posição no mercado são fundamentais para acelerar a introdução da nossa solução no mercado.

Quanto é que já fatura?

TT - Prevemos encerrar o ano com uma faturação superior a 50 mil euros, com uma expectativa de multiplicar esse valor por cinco no próximo ano. No entanto, não consideramos que a faturação seja a principal métrica para avaliar o nosso progresso. Este foi o nosso ano de arranque, onde comprovámos a eficácia da nossa tecnologia disruptiva em prever a atividade dos estabelecimentos do setor da restauração.

Entretanto, a maiata StoresAce adquiriu 15% da Adeci. O que é que faz a StoresAce?

SR – A Storesace é uma empresa que oferece uma plataforma de gestão avançada para o setor de restauração e retalho, com especial foco em operações multi-loja e omnicanal. A plataforma permite a gestão centralizada de múltiplas lojas ou unidades de um mesmo negócio, independentemente do canal de venda — seja físico ou digital. Ela facilita o controlo e a gestão de diversos aspetos do negócio, como compras e stocks, vendas, recursos humanos, qualidade e relatórios financeiros, tudo em tempo real e com ferramentas de fácil utilização.

A Storesace conta com clientes de grande dimensão, como o Burger King Iberia, que possui mais de 1.000 lojas, e as lojas Amanhecer, com mais de 600 localizações, além de milhares de outras lojas espalhadas por diferentes regiões.

Fundada há oito anos por três engenheiros portugueses, a empresa deu um grande passo em 2018 ao concluir uma ronda de investimento "seed" com um fundo de capital de risco nacional.

Desde então, a Storesace expandiu as suas operações para além de Portugal, abrindo escritórios em Madrid e Antuérpia, com planos de iniciar operações em Londres até ao final do ano.

Quanto é que a StoresAce fatura?

SR - A empresa projeta encerrar o ano com uma receita superior a um milhão de euros e espera dobrar esse valor no próximo ano, sinalizando um crescimento rápido e sustentado.

Quais foram as razões que determinaram a entrada da StoresAce no capital da Adeci?

SR - A Storesace gere uma vasta quantidade de dados de comportamentos de venda, processando mais de 500 milhões de detalhes de vendas mensalmente em diversos países. Esse imenso volume de dados confere à Storesace uma capacidade única de compreensão e atuação em três frentes principais:

1.Ação Imediata: A análise em tempo real dos dados permite identificar o que está acontecendo no momento, possibilitando ações rápidas e precisas.

2.Correção de erros passados: A revisão dos dados históricos permite a identificação e correção de erros passados, ajudando a aprimorar processos e evitar a repetição de falhas.

3.Previsão do futuro: Através da análise preditiva, é possível antecipar tendências e mudanças no mercado, otimizando compras e escalando os recursos necessários para atender à procura futura.

A entrada de capital na Adeci alinha-se perfeitamente com essa estratégia. A Storesace atende clientes que valorizam a gestão eficiente e necessitam de ferramentas avançadas para otimizar seus negócios, especialmente por meio de previsões futuras. A Adeci, por sua vez, possui uma equipa altamente capacitada que, além de ter grande "expertise" técnica em inteligência artificial para gerar previsões precisas, e uma estratégia de abordagem ao mercado muito sólida, em conjunto com a StoresAce consegue transformar essas previsões em valor tangível para os clientes.

Essa parceria entre Storesace e Adeci representa um exemplo claro de como a união de dois projetos complementares pode resultar em algo muito maior do que a soma de suas partes individuais.

Juntas, as empresas são capazes de oferecer uma solução inovadora e única no mercado, que combina a excelência técnica com a capacidade de entrega de valor direto aos clientes, fortalecendo a posição competitiva de ambos.

E na perspetiva da Adeci, qual foi o racional desta abertura de capital?

TT – Nas Adeci, sempre definimos que a cedência de quota a um sócio seria por mais do que apenas capital financeiro; o mais importante seria o capital intelectual e a experiência. A StoresAce revelou-se a simbiose perfeita. A vasta experiência do Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce, e dos seus fundadores, Ivo e Daniel, garantiu-nos que estávamos ao lado do parceiro certo. Com um produto sólido e validado pelo mercado, unir forças com a StoresAce foi um passo natural para melhor servir o setor da restauração.

Estão a planear ter mais acionistas e angariar investidores?

TT – Eu e o Hélder somos os fundadores da Adeci e, atualmente, detemos 85% do capital social, divididos em partes iguais. A StoresAce detém os restantes 15%. Esta estrutura acionista foi cuidadosamente planeada para nos permitir realizar futuras rondas de investimento sem comprometer o controlo da empresa. Estamos a preparar a Adeci para o futuro breve, com uma estratégia de crescimento rápido, mas sustentado. Com uma equipa qualificada, o nosso objetivo é estar presentes em mais de 20 mil estabelecimentos na Europa nos próximos cinco anos.

 

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