Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Chegada da Digi baixou preços das telecomunicações no fim do ano

A estreia da operadora romena no mercado nacional, com uma oferta de serviços "low cost", levou a uma descida dos custos das telecomunicações. Os preços baixaram no último mês do ano, face a novembro, mas ficaram bem mais caros na comparação homóloga.

DR
  • ...

Após anos sem um novo concorrente, o final do ano passado ficou marcado pela chegada da operadora romena. Com uma oferta "low cost", a Digi conseguiu fazer mexer com o setor, contribuindo para uma descida do custo médio dos serviços de telecomunicações em dezembro, face a novembro. Ainda assim, diz a Anacom, na comparação homóloga os preços estão bem mais elevados.

"Em dezembro de 2024 os preços das telecomunicações diminuíram 0,5% face ao mês anterior em resultado de alterações ocorridas em ofertas em pacote e de serviços telefónicos móveis, segundo dados do INE", nota o regulador do setor no relatório divulgado trimestralmente sobre a evolução dos preços das telecomunicações em Portugal.

Esta evolução traduz, em parte, a chegada de um novo operador ao mercado. "Em novembro de 2024 foram lançadas ofertas da Digi no mercado das telecomunicações, representando, em dezembro, o preço mais baixo para sete tipos de oferta, num leque de 11 serviços/ofertas analisados", diz a Anacom.

A Digi "apresentou a mensalidade mínima mais baixa para sete serviços/ofertas, incluindo o serviço telefónico móvel individualizado (4 euros) e os pacotes triple play (24 euros) e quadruple play (28 euros)", refere o regulador.

Se considerados exclusivamente os quatro principais operadores, a Meo, a Nos, Vodafone e Nowo, esta última "continua a apresentar mensalidades mínimas mais baixas em cinco tipos de ofertas". A título de exemplo, a Nowo "apresentou a mensalidade mínima mais baixa para as ofertas em pacote triple play (28,75 euros) e quadruple play (36,25 euros), enquanto a Vodafone apresentou a mensalidade mínima mais baixa da oferta quintuple play (61,10 euros). Já no caso do serviço telefónico móvel individualizado, a Nowo e a Vodafone apresentaram as ofertas com mensalidades mais baixas (5 euros)".

Preço com forte subida homóloga

Enquanto face ao mês anterior os preços baixaram, na comparação com o mesmo mês do ano passado a Anacom dá conta de uma subida expressiva. "Em comparação com o mês homólogo, a variação ocorrida nos preços das telecomunicações foi de 6,7%", diz, notando que em dezembro "verificou-se a mais elevada taxa de variação média dos últimos 12 meses dos preços das telecomunicações desde junho de 1994 (+6,9%)".

"Em dezembro, a diferença entre a taxa de variação média dos preços dos últimos 12 meses das telecomunicações e do índice de preços no consumidor (IPC) foi de mais 4,5 pontos percentuais. Esta diferença deve-se (...) à existência de um desfasamento temporal entre o aumento da taxa de variação do IPC e o aumento da taxa de variação dos preços das telecomunicações".

"Os desvios positivos entre a evolução dos preços das telecomunicações e o IPC e os crescimentos mais significativos dos preços das telecomunicações em Portugal deveram-se aos já referidos "ajustamentos de preços" promovidos pelos prestadores", que habitualmente reveem os valores das mensalidades do ano seguinte no final de cada ano.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio