Notícia
Amazon prepara uma oferta rival à da Walmart para comprar a Flipkart
A Amazon pode estar prestes a fazer uma proposta para comprar a Flipkart, empresa indiana de comércio electrónico, rivalizando com a Walmart que está em negociações com a retalhista.
A Amazon estará a preparar uma proposta de compra da retalhista Flipkart, competindo com a Walmart que está já em negociações com a empresa de comércio electrónico indiana. Os dois gigantes do retalho querem disputar o crescente domínio da indústria online na Índia, de acordo com a Reuters.
A Amazon mantém conversas preliminares para comprar a Flipkart competindo com a proposta de compra da Walmart, no entanto, segundo o jornal Mint, citado pela Reuters, o mais provável é que vença um acordo com a Walmart. Uma das razões apontadas para esta "maior probabilidade" está relacionada com o facto de a junção da Amazon com a Flipkart poderia representar problemas de concorrência. Isto porque as duas empresas ficariam com uma posição dominante no mercado online da Índia.
Já a Walmart está em negociações para adquirir mais de 40% da Flipkart. Caso esta compra aconteça pode tornar-se num dos maiores negócios realizados pela empresa fora do mercado americano, segundo a Reuters. Este negócio daria à Walmart acesso a um mercado de comércio electrónico que, de acordo com o banco de investimento Morgan Stanley, pode valer 200 mil milhões de dólares no espaço de 10 anos.
Caso o negócio com a Walmart tenha sucesso, a americana comprará a praticipação através da aquisição de acções primárias e secundárias, numa operação que poderá avaliar a retalhista da Índia em 21 mil milhões de dólares, segundo revelou o jornal Mint, citado na Reuters.
A Flipkart foi fundada por dois antigos funcionários da Amazon, em 2007, e controla cerca de 40% do mercado retalhista da Índia, colocando-se à frente da Amazon, a sua rival no mercado indiano, de acordo com a Forrester, uma empresa de análise, citada na Reuters.
O sucesso da retalhista da Índia tem atraído vários investidores, como é o caso do eBay, a fabricante de software, da Microsoft, assim como a empresa chinesa, Tencent.
A Flipkart foi avaliada em 12 mil milhões de dólares quando, no ano passado, o japonês SoftBank's Vision Fund comprou, aproximadamente, um quinto da empresa por 2,5 mil milhões de dólares.