Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Amazon prepara uma oferta rival à da Walmart para comprar a Flipkart

A Amazon pode estar prestes a fazer uma proposta para comprar a Flipkart, empresa indiana de comércio electrónico, rivalizando com a Walmart que está em negociações com a retalhista.

Reuters
Raquel Murgeira raquelmurgeira@negocios.pt 04 de Abril de 2018 às 15:56

A Amazon estará a preparar uma proposta de compra da retalhista Flipkart, competindo com a Walmart que está já em negociações com a empresa de comércio electrónico indiana. Os dois gigantes do retalho querem disputar o  crescente domínio da indústria online na Índia, de acordo com a Reuters.

A Amazon mantém conversas preliminares para comprar a Flipkart competindo com a proposta de compra da Walmart, no entanto, segundo o jornal Mint, citado pela Reuters, o mais provável é que vença um acordo com a Walmart. Uma das razões apontadas para esta "maior probabilidade" está relacionada com o facto de a junção da Amazon com a Flipkart poderia representar problemas de concorrência. Isto porque as duas empresas ficariam com uma posição dominante no mercado online da Índia. 

Já a Walmart está em negociações para adquirir mais de 40% da Flipkart. Caso esta compra aconteça pode tornar-se num dos maiores negócios realizados pela empresa fora do mercado americano, segundo a Reuters. Este negócio daria à Walmart acesso a um mercado de comércio electrónico que, de acordo com o banco de investimento Morgan Stanley, pode valer 200 mil milhões de dólares no espaço de 10 anos.


Caso o negócio com a Walmart tenha sucesso, a americana comprará a praticipação através da aquisição de acções primárias e secundárias, numa operação que poderá avaliar a retalhista da Índia em 21 mil milhões de dólares, segundo revelou o jornal Mint, citado na Reuters.

A Flipkart foi fundada por dois antigos funcionários da Amazon, em 2007, e controla cerca de 40% do mercado retalhista da Índia, colocando-se à frente da Amazon, a sua rival no mercado indiano, de acordo com a Forrester, uma empresa de análise, citada na Reuters.

O sucesso da retalhista da Índia tem atraído vários investidores, como é o caso do eBay, a fabricante de software, da Microsoft, assim como a empresa chinesa, Tencent.

A Flipkart foi avaliada em 12 mil milhões de dólares quando, no ano passado, o japonês SoftBank's Vision Fund comprou, aproximadamente, um quinto da empresa por 2,5 mil milhões de dólares.

Ver comentários
Saber mais Flipkart Amazon Walmart Informação sobre empresas tecnologias negócios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio