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A tecnológica que "fez primeiro" que a Google
Depois de Espanha, a Byside está de olho no mercado alemão, francês e inglês para expandir o seu negócio de marketing digital.
A Internet é "a praia" da Byside, que se dedica ao marketing digital. A visão desta empresa portuguesa passa por ligar cada vez mais o mundo online com o offline, dando um conhecimento aos seus clientes que, idealmente, se transformará em negócio.
Esta estratégia permitiu-lhe, em seis anos, estar no Top 100, feito pela Deloitte, das tecnológicas que mais cresceram nos últimos cinco anos. Vítor Magalhães, co-fundador da Byside, falou com o Negócios e explicou que o investimento futuro será na expansão europeia. A empresa está em Espanha, mas a Alemanha, França e Reino Unido já estão no "roadmap".
"Só trabalhamos dentro dos sites dos nossos clientes e o objectivo é juntar os dois mundos (online e offline), dando-nos capacidade de ter informação do visitante e agir em tempo real, com personalização de conteúdos e com acções de contacto". E os clientes só pagam o que consumem, ficando a grande parte do risco do lado da Byside.
Há seis anos, a Byside arrancou com os três fundadores e Vítor Magalhães admite que foi difícil, mas "fomos das primeiras empresas a colocar uma chamada telefónica num ‘banner’ de Internet e isso gerou algum ‘buzz’, porque dizia-se que o Google ia fazer isto, mas nós acabámos por fazer primeiro". Actualmente, com 14 colaboradores, a Byside processa 1 terabyte de informação, por dia, em tempo real, com "datacenters" em Lisboa, no Porto e em Madrid.
A tecnológica nacional começou nas telecomunicações e na banca e o seu objectivo é captar grandes clientes que fazem da Internet uma das suas plataformas de vendas.
"Há empresas suficientes em Portugal para crescer, mas desde o início sempre pensámos que o nosso mercado era internacional e que iríamos apostar nas multinacionais", contou o responsável. Assim, quando "começámos a trabalhar com o Citibank, passámos a falar com os EUA, com a Índia e temos serviços a funcionar, além de Portugal, na Espanha, Rússia, Polónia, Bélgica e Colômbia, tudo a partir daqui".
Só em Espanha é que a Byside tem presença directa, para já, onde conta com um colaborador. Vítor Magalhães acredita que o próximo ano será de aceleração da internacionalização dentro da Europa. "Achamos que temos um potencial enorme e achamos que rapidamente poderemos inverter e passar a facturar 15% em Portugal e o resto fora", disse.
Em 2012, a Byside registou um volume de negócios de 2 milhões de euros e prevê crescer 40% este ano, mas Vitor Magalhães admite que "é uma previsão muito conservadora" e que deverá ser superada.
Começou com três pessoas e hoje já são 14. É a partir do Porto que a Byside quer ir para o mundo.
Byside investe no marketing digital
Arrancou com o seu negócio há seis anos, com três pessoas, dedicando-se ao marketing digital. A partir do Porto esta tecnológica caracteriza-se como sendo uma empresa de "Lead Activation" que em tempo real oferece, numa única plataforma de marketing online, informação, conhecimento, personalização e contacto multicanal.
Integração de tecnologia
Se entrar num site e tiver lá a possibilidade de colocar o telefone para lhe ligarem mais tarde, é possível que a tecnologia por detrás desta funcionalidade seja da Byside. No mercado, a tecnológica é reconhecida como a empresa do Click2Call, ou chamada grátis, e Click2Chat.
Chega a Espanha
O mercado espanhol foi a sua primeira aposta, onde constituiu uma empresa e onde já tem um colaborador. Mas espera não ficar por aqui.
2 milhões de facturação
Actualmente com 14 pessoas, com sede no Porto, a Byside factura 2 milhões de euros e faz parte do "ranking" Top 100 EMEA (Europa, Médio Oriente e África) da Deloitte, das tecnológicas que mais cresceram nos últimos cinco anos.