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Mulher de 27 anos é CEO de start-up avaliada em quase mil milhões de dólares
Bose agora faz parte de um grupo de fundadores do Sudeste Asiático que está a capitalizar a rápida adoção de smartphones e o aumento de rendimentos na região.
O caminho da Zilingo até se tornar uma plataforma de moda avaliada em quase mil milhões de dólares começou em dezembro de 2014, quando Ankiti Bose, na altura uma analista da Sequoia India, conversou com um vizinho numa festa na capital indiana da tecnologia, Bangalore.
Bose, então com 23 anos, e Dhruv Kapoor, um engenheiro de software de 24 anos do estúdio de jogos Kiwi, rapidamente perceberam que tinham habilidades complementares e ambições semelhantes para montar uma start-up própria. Quatro meses depois, tinham apresentado a demissão dos seus empregos e cada um investiu 30.000 dólares economizados para fundar a Zilingo, uma plataforma online que permite que pequenos comerciantes no Sudeste Asiático ganhem escala.
Na terça-feira, 12 de fevereiro, a empresa com sede em Singapura informou ter captado 226 milhões de dólares de investidores como a Sequoia Capital e a Temasek Holdings. Este recente financiamento avaliou a Zilingo em 970 milhões de dólares, segundo pessoas familiarizadas com o assunto, que pediram para não serem identificadas porque as informações são confidenciais. Isto faz com que Bose, hoje com 27 anos, seja uma das mais jovens CEO a liderar uma start-up deste porte na Ásia.
Fundadoras do sexo feminino continuam a ser raras no mundo das start-ups. Das 239 start-ups financiadas por capital de risco em todo o planeta que valem pelo menos mil milhões de dólares, apenas 23 têm uma mulher como fundadora, segundo dados publicados pela Pitchbook em maio do ano passado.
"Tínhamos vinte e poucos anos e nada além desse sonho, então decidimos correr atrás dele", disse Bose.
Comércio online
Bose agora faz parte de um grupo de fundadores do Sudeste Asiático que está a capitalizar a rápida adoção de smartphones e o aumento de rendimentos na região. O comércio online na região chegou a 23 mil milhões de dólares em 2018, de acordo com um relatório do Google e da Temasek. E deve superar os 100 mil milhões de dólares até 2025.
A Zilingo registou receitas de 1,8 milhões de dólares de Singapura (1,17 milhões de euros) no ano fiscal terminado a 31 de março de 2017, um aumento em relação a cerca de 434.000 dólares de Singapura desde a sua criação até março de 2016, de acordo com a mais recente declaração da empresa às autoridades regulatórias de Singapura. A receita cresceu 12 vezes no ano fiscal encerrado em março de 2018 e quadruplicou no período de abril a janeiro, de acordo com a companhia. Kapoor ocupa o cargo de diretor de tecnologia.
A empresa começou a ajudar pequenos comerciantes a vender aos consumidores e, desde então, expandiu-se para novas áreas. Ao lidar com milhares de pequenos vendedores, os fundadores perceberam que muitos deles não tinham acesso a tecnologia, capital e economias de escala.
Por isso, expandiram-se, desenvolvendo software e outras ferramentas para possibilitar que os fornecedores tenham acesso a fábricas em sítios como Bangladesh e Vietname e também para ajudar no frete transfronteiriço e no gerenciamento de estoques. Desde 2018, a Zilingo também trabalhou com empresas de tecnologia financeira para fornecer capital de giro para pequenos vendedores, para que possam comprar matérias-primas para produzir mercadorias.
Os produtos são listados gratuitamente no site, e a empresa cobra uma comissão de 10% a 20% nos pedidos.
(Texto original: 27-Year-Old Female CEO's Startup Gets Near $1 Billion Valuation)