Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

José Epifânio da Franca: "Não investimos para criar empregos. Investimos para fazer dinheiro"

O presidente da Portugal Ventures considera que, em Portugal, não existe pouco capital para investir em start-ups e empreendedores. José Epifânio da Franca apontou ainda que o organismo público de capital de risco não investe para gerar postos de trabalho mas para "fazer dinheiro".

11 de Julho de 2014 às 12:05
  • 8
  • ...

Para o presidente da Portugal Ventures, José Epifânio da Franca, não há "pouco capital" para investir em empreendedores. "Quando iniciámos o programa ["Call For Entrepreneurship"] esperávamos investir mais do que estamos a investir", afirmou o líder do organismo público de capital de risco, durante a sua intervenção no Lisbon Investment Summit, neste segundo e último dia.

 

"Não investimos para criar empregos. Investimos para fazer dinheiro. É tão simples quanto isto. Se fizermos dinheiro, se os empreendedores fizerem muito dinheiro, e se formos capazes de conseguir muito apoio para os nossos investidores, assim teremos criado condições sólidas para termos um ecossistema vibrante", acrescentou o responsável.

 

A Portugal Venture, o organismo público de capital de risco, foi anunciada em meados de 2012. E desde que foram iniciadas as "Call For Entrepreneurship", este organismo recebeu em torno de dois mil projectos e investiu em cerca de 35, de acordo com o responsável.

 

José Epifânio da Franca contou, durante a sua intervenção, que as start-ups, quando fazem a sua apresentação aos investidores (pitch) "todos sabem bem a tecnologia que estão a desenvolver mas não sabem nada sobre mercados mundiais e como lá chegar".

 

Por outro lado, a Portugal Ventures obriga as empresas em que investe a "ter melhores práticas de modelos de ‘governance’ e trazer práticas internacionais". "Temos já mais de 20 que o estão a fazer e o impacto que isto tem na construção da empresa, no apoio e orientações, é tremendo. Queremos mantê-las [empresas] fora de Portugal e colocá-las no mundo. Estamos a planear lançar outro pequeno escritório no mundo" para apoiar as empresas. A Portugal Ventures já tem escritórios em Boston e em São Francisco, nos Estados Unidos da América.

Ver comentários
Saber mais Portugal Ventures José Epifânio da Franca Lisbon Investment Summit
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio