Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Feedzai a caminho de ser um unicórnio. "Não é um objectivo, é uma consequência"

A Feedzai está na lista das empresas europeias com maior crescimento. É considerada como um potencial “unicórnio”. Sobre o ecossistema nacional, o CEO da start-up diz que "Lisboa será a próxima Silicon Valley da Europa".

Sara Matos
17 de Março de 2016 às 09:30
  • 2
  • ...

A start-up portuguesa Feedzai, que trabalha na detecção de fraude em tempo real no sector da banca e do comércio electrónico, integra a lista da Tech Tour (uma plataforma que junta investidores, empreendedores da área tecnológica e também empresas) das 50 empresas com maior potencial e crescimento ao nível europeu. A empresa que nasceu em Coimbra em 2009, e que actualmente tem presença em várias geografias, incluindo nos Estados Unidos, consta assim de uma lista em que estão companhias como a We Transfer e a SoundCloud.

Para a elaboração desta lista, de acordo com o comunicado enviado às redacções, foram analisadas mais de 170 empresas do segmento tecnológico com um crescimento acelerado e com potencial para atingirem uma valorização de mil milhões de dólares – o que significa que têm a possibilidade de virem a ser consideradas como unicórnios.


Ao Negócios, Nuno Sebastião (na foto), CEO da Feedzai, conta, em declarações por escrito, que integrar o "ranking" das empresas com maior potencial e crescimento ao nível europeu é "o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser feito por esta extraordinária equipa". Além disso, mostra que "a estratégia que temos vindo a seguir nos últimos anos é a correcta. Ou seja, poderemos vir a ser o próximo unicórnio, no entanto, ainda assim, precisamos de continuar focados no serviço que prestamos aos nossos clientes e em construir valor de negócio, em continuar a combater fraude e em atrair os melhores talentos para trabalharem connosco".

Em 2015 - "um ano incrível" - a Feedzai cresceu 300%, obteve receitas de cerca de 21 milhões de dólares – quase 19 milhões de euros – e angariou uma ronda de financiamento superior a 17 milhões de dólares – mais de 15 milhões de euros. Continuam a definir-se como uma start-up, até porque são "uma empresa com crescimento acelerado, que procura atrair o melhor talento e expandir operações mundialmente", e ser um unicórnio "não é um objectivo, é uma consequência".

"Nunca lá conseguiremos chegar sem os recursos humanos que temos, sem o talento que queremos atrair, sem uma estratégia ou sem desenvolvermos os melhores produtos. Ser um unicórnio não é um objectivo, é a consequência da nossa ambição", diz Nuno Sebastião.


A ambição para este ano é "continuar a atrair o melhor talento, a conseguir os melhores clientes e a crescer a três dígitos".

Ecossistema fervilhante

Para Nuno Sebastião, o ecossistema português de start-ups "está prestes a ficar ainda mais fervilhante". "Vivo perto de Silicon Valley e posso dizer que Lisboa será a próxima Silicon Valley da Europa. O Web Summit será um acontecimento crucial para Lisboa, mas há muito mais para além disso que nos faz acreditar no potencial deste ecossistema. Tecnologia inovadora transcende fronteiras e a Feedzai é a prova disso. Costumo dizer que, se Lisboa é a próxima Silicon Valley, então nós vemo-nos como o novo Google desta região emergente", conta o CEO da start-up quando questionado sobre como vê o ecossistema nacional.

Nascida em Coimbra, a Feedzai tem vários escritórios a nível mundial, algo que é necessário para "estar em contacto constante com os clientes, que é fundamental para alocar a tecnologia a cada mercado". "Com múltiplas localizações conseguimos atrair os melhores colaboradores, um pouco por todo o mundo, incluindo Irlanda, Rússia, China, Índia e Estados Unidos", diz, acrescentando que "é o ‘efeito rede’ numa perspectiva única e inteligente, que apenas pode ser estruturada desta forma e parece funcionar connosco e com o nosso modelo de negócio".

Ainda assim, sustenta que, tendo presença em Portugal, a empresa consegue "tocar no talento de engenharia e data science que emerge de grandes investigadores e universidades".

A Feedzai analisa mais de mil milhões de dólares em transacções e pagamentos todos os dias e é assim uma das 50 start-ups europeias com rápido crescimento.

Ver comentários
Saber mais Feedzai Coimbra Estados Unidos We Transfer Nuno Sebastião Silicon Valley Web Summit ecossistema nacional de start-ups; Lisboa start-ups
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio