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Qual é o objectivo no seu trabalho?

Submeter o seu trabalho a uma simples folha de objectivos, é muito mais do que saber o que tem de fazer. Terá então a perfeita consciência que antes andava a consumir muitas energias naquilo que não eram os seus objectivos...

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Submeter o seu trabalho a uma simples folha de objectivos, é muito mais do que saber o que tem de fazer. Terá então a perfeita consciência que antes andava a consumir muitas energias naquilo que não eram os seus objectivos.

Se paramos para pensar, provavelmente muitos de nós não temos um objectivo definido no nosso trabalho. Todos sabemos o que temos de fazer, mas poucos deverão ser aqueles que definem um objectivo no seu trabalho.

Definir um objectivo é tão simples como escrever numa folha de papel, quatro ou cinco pontos que correspondam ao nosso objectivo, ou seja, aquilo que queremos atingir num período determinado de tempo.

Se tentar definir quais os seus objectivos durante o mês de Junho, tentando alcança-los, verá que cada dia facilmente se desviará do seu objectivo, se não os tiver em conta. O melhor para que isto não aconteça é escreve-los e colá-los à sua frente, na sua secretária, para que os possa ler diariamente.

Quando estava na Tandberg, todos éramos obrigados a ter um objectivo definido por cada mês. Os objectivos eram definidos por nós, revistos pelo nosso superior, e acordados entre os dois. Por exemplo, definíamos que cada semana teríamos de visitar dez clientes, prestar uma visita de cortesia a um cliente semanalmente, para que soubesse que não estávamos só ali para lhe vender, mas também para prestar-lhe todo o apoio necessário, fechar um projecto de longa data, ou ainda fazer uma demonstração de um novo produto a dois ou três clientes.

Eram objectivos que para atingi-los teríamos de estar bastante empenhados neles, caso contrário, não eram atingíveis. Cada manhã, eu olhava para o meu papel de objectivos e via o que me faltava atingir. Sentia que exigia realmente muito esforço da minha parte para não me desviar daqueles objectivos, por isso era fundamental não tirar o papel da frente e revê-lo todos os dias.

Contudo, estes objectivos, não eram apenas objectivos, mas também uma forma de sermos mais ou menos remunerados de acordo com o que era alcançado.

Existia uma percentagem por cada objectivo, como se fosse uma ponderação, ou seja, os objectivos mais fáceis de executar tinham uma ponderação inferior e os mais difíceis uma ponderação superior.

A remuneração era constituída por um valor fixo, mais variável, onde no variável, uma parte era referente aos objectivos. Um exemplo de como eram remunerados os objectivos: Imagine que tem definido cinco objectivos, onde cada um tem 20% de ponderação atribuída. Se o primeiro objectivo era atingido em 50% e todos os outros a 100%, isto queria dizer que o pagamento era feito a 90% do total, ou seja, 4 objectivos a 20% cada, mais um objectivo a 10% porque só tinha sido atingido 50% desse objectivo.

Era por isso importante que os objectivos fossem facilmente medíveis, como por exemplo, prestar 10 visitas a clientes por semana, isto quereria dizer que se apenas prestássemos cinco visitas por semana, facilmente saberíamos que só tínhamos atingido 50% deste objectivo.

Submeter o seu trabalho a uma simples folha de objectivos, é muito mais do que saber o que tem de fazer. Verá que andará mais focado, e terá a perfeita consciência, que afinal, antes, andava a consumir muitas energias naquilo que não eram os seus objectivos.

A eficiência aumenta, e a produtividade e rentabilidade do seu negócio também. Experimente e sentirá exactamente aquilo que lhe estou a dizer. Mas não se esqueça, é fundamental ter o papel dos objectivos à sua frente e olhar para ele todos os dias.

É também sobre os objectivos que um colaborador pode ser congratulado ou reprimido pelos seus superiores. Existe um livro nos Estados Unidos, escrito pelo médico Spencer Johnson e pelo consultor Ken Blanchard, com o titulo "The one minute manager" que é um best seller há mais de duas décadas, e que explica a necessidade de serem definidos objectivos. Quando o li achei curioso porque expressava o mesmo que fazíamos na Tandberg e que aqui vos explico, contudo este livro acrescenta o facto de ter de existir a repressão ou congratulação ao autor dos objectivos, algo que já não acontecia na Tandberg.

O método utilizado e explicado neste livro é muito curioso e interessante, pelo que se puder adquira-o e leia-o para aprender mais sobre este método.

Empresas como a Toshiba, Verizon, Wal-Mart, Marriot, Sony e outras, aparecem neste livro como empresas que já beneficiaram do método dos objectivos, repressão e congratulação, o que prova que o método é realmente eficaz. Quando o utilizei verifiquei que realmente era eficaz. Agora falta que você o experimente.




Dicas



1. Trabalhe com um objectivo, para aumentar a eficiência, produtividade e rentabilidade na sua empresa.
2. É muito diferente sabermos o que temos de fazer, contra definir um objectivo para o nosso trabalho.




Envie para o "e-mail" jng@negocios.pt todas as suas questões, dúvidas ou experiências sobre "qual é o objectivo na sua empresa?"
*Fundador e líder executivo da Zonadvanced





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