Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Programa de investigação da UE dá 200 mil euros a quatro empresas portuguesas

PME foram escolhidas para receber apoios do Horizonte 2020. Além do dinheiro, receberão formação empresarial e serviços gratuitos de aceleração empresarial. Ao todo foram contempladas 257 PME, originárias de 31 países da União Europeia.

Em 2015, o investimento em I&D foi de 1,28% do PIB. O objectivo é chegar a 3% do PIB, mas neste indicador Portugal tem estado a piorar.
Correio da Manhã
05 de Abril de 2018 às 13:07
  • ...

Glarevision, Biomode, Vieira & Lopes e SEA4US. São PME portuguesas e acabaram de ser escolhidas para receber um apoio à investigação e à inovação dado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020. Os resultados foram divulgados esta quinta-feira, 5 de Abril e, além das empresas nacionais, foram contempladas outras 257 PME, de 31 países europeus. Cada uma receberá um apoio de 50 mil euros.  

 

O Horizonte 2020 é um programa de investigação e inovação da União Europeia (UE) e tem sido apresentado como o maior de sempre para estas áreas. O seu objectivo é conduzir "a mais descobertas, avanços e lançamentos mundiais transferindo ideias inovadoras dos laboratórios para o mercado". Ao longo de sete anos, de 2014 a 2020, serão disponibilizados cerca de 80 mil milhões de euros de financiamento a empresas dos países da UE.

 

As quatro portuguesas são de Atouguia, Braga e Sagres e têm projectos muito variados. A Glarevision Lda está a trabalhar numa ferramenta para a indústria que "promove uma nova forma de interacção e comunicação, combinando a Internet das Coisas com a realidade aumentada". Já a Biomode, de Braga, tem em mãos produtos para identificação de agentes patogénicos nas áreas da segurança alimentar e ambiental e em aplicações clínicas. A Vieira & Lopes Lda., da mesma cidade, encontra-se a desenvolver um módulo de purificação de ar multifuncional, adequado a ambientes sensíveis, e a SEA4US, de Sagres, uma plataforma que aplica novas abordagens biotecnológicas para explorar compostos derivados marinhos, usados para desenvolver novos produtos farmacêuticos.

 

Nesta fase do Instrumento PME, além dos 50 mil euros para financiar uma prova de conceito e um estudo de viabilidade, as empresas beneficiam ainda de três dias de formação empresarial (coaching) e serviços gratuitos de aceleração empresarial.

 

Nos últimos quatro anos, o Instrumento PME do Horizonte 2020 já financiou 79 PME portuguesas inovadoras, num total de 9,85 milhões de euros. A próxima data-limite para candidaturas à Fase 1 do Instrumento PME é Maio de 2018.

Ver comentários
Saber mais Biomode SEA4US PME Comissão Europeia Horizonte União Europeia Glarevision Lda Vieira & Lopes Lda.
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio