03 de Novembro de 2011 às 12:16
| |
"Graças ao prémio Jovem Empreendedor há toda uma componente de divulgação do projecto junto os media que continua a acontecer". Marta Alberto, sócia-gerente da Master Blank
Empresa Master Blank Área de actividade Indústria - Isolamentos (onde usa a marca Master Block) e blanks para pranchas de surf Equipa 9 pessoas Incentivo Prémio Jovem Empreendedor Conselho de empreendedora "Não desistir nunca. É preciso muita força de vontade e não nos deixarmos intimidar".
A formação é em gestão de empresas e o "marketing" a área de actividade que, nos anos antes de iniciar o seu próprio projecto, ocupou Marta Alberto. Antes e durante o tempo que trabalhou e estudou em Paris, Londres ou Madrid, Marta Alberto sempre soube que haveria de criar o seu próprio negócio. Também sabia que, quando chegasse o momento, voltaria à indústria, área que já ocupava a família. O momento chegou em 2007. Juntou-se a João Malheiros e, depois de alguma pesquisa, os dois perceberam que produzir poliuretano rígido podia ser uma oportunidade. O primeiro mercado a explorar foi o do surf, mas rapidamente evoluíram para outros.
Para chegar à técnica de produção inovadora que veio permitir o desenvolvimento de vários produtos, a Master Blank juntou-se ao Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho a quem continua ligada.
Com a entrada em vigor de novas regras para a certificação energética de edifícios a empresa decidiu aproveitar a nova janela de oportunidade e começou a desenvolver produtos para isolamentos.
Hoje, está nas soluções para isolamento térmico de edifícios, coberturas, carroçarias isotérmicas e frigoríficas, isolamento para tubagens e nas soluções para construção de maquetes. Mais recentemente lançaram um novo produto de isolamento térmico e acústico para caixilharias que é uma inovação mundial e que esperam que alcance bastante sucesso a nível internacional. A nível nacional também, graças à parceria com a Sernor.
A ligação às universidades e a I&D mantêm-se centrais na vida da empresa, que pretende manter o ritmo de lançamento de um novo produto por ano, sempre na lógica de inovação que tem permitido crescer nos últimos anos e alargar a carteira de clientes. Clientes que vendem os produtos da empresa em Portugal e em vários mercados externos. A internacionalização está prevista, mas em nome próprio só vai acontecer quando a empresa ganhar mais dimensão e músculo financeiro. Até lá a equipa vai crescendo e dos dois fundadores e únicos funcionários hoje tem 9. Homens e mulheres em conta equilibrada. |
|