Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

10 razões para criar um negócio

A recessão é uma porta aberta para novas oportunidades. Brad Sugars, fundador da empresa ActionCOACH, enumera 10 boas razões para criar um negócio. Veja se as peças encaixam.

19 de Março de 2009 às 16:24
  • ...
Tudo é mais barato
O mercado mundial está com pouco valor. Este é o momento certo para fazer negócios fantásticos em todas as áreas. Desde a compra de terra e equipamentos, passando por espaços comerciais e terminando na contratação de pessoal. É o momento certo para realizar investimentos no imobiliário ou nos mercados financeiros.

Pode contratar pessoal mais qualificado
Numa conjuntura em que até a Microsoft está a dispensar pessoas, este é o "timming" certo para contratar recursos qualificados oferecendo salários razoáveis. Há muitos engenheiros, advogados e financeiros à procura de uma oportunidade.

Empresas desejam mudar de fornecedor
Numa perspectiva de custos, tudo está em aberto para a maioria das empresas. Mesmo praticando preços mais elevados, se fornecer serviços com valor, existem boas possibilidades de conquistar novos clientes. Há, também, a vantagem de ser um recém-chegado. Muitas empresas estão desesperadas para estabelecer parcerias com outras que prestam serviços mais inovadores.

Criar uma empresa é igual a incentivos fiscais

Em alguns países estão disponíveis um conjunto de incentivos para quem crie empregos. Os impostos não devem ser o único motivo para criar uma empresa, mas traduzem-se num benefício adicional.

Familiares e amigos estão disponíveis
Analisando o quadro actual, familiares e amigos já não querem investir em acções ou no mercado imobiliário. Esta mudança de atitude significa que podem estar disponíveis para financiar um projecto ou a expansão da sua empresa. A proximidade do relacionamento e a confiança existente aumenta as possibilidades de ter acesso a capital.

Crédito está melhor
Os fornecedores estão a conceder um crédito melhor.Face às restrições no mercado financeiro, os fluxos de crédito "business-to-business" ajudam a manter a circulação de dinheiro. A principal vantagem desta situação é a de que aumentam os incentivos para encontrar situações de vantagem mútua que permitam a circulação de "stocks" e de dinheiro. Quando a palavra de ordem é sobreviver, este quadro possibilita o surgimento de boas ofertas.

Mostre que está a remar contra a maré
Contrate um especialista em relações públicas. A comunicação social sente-se atraída por quem rema contra a maré. Ou seja, por quem, nas actuais circunstâncias, mostra optimismo. Pode obter notoriedade se passar este ponto de vista para o mercado.

Pode comprar tudo em leilões
Nas actuais circunstâncias podem encontrar-se verdadeiras "pechinchas" em leilões, por exemplo, equipamento de escritório para montar a sua empresa. Pode encontrar materiais pouco utilizados e até receber propostas para comprar veículos ou materiais de construção.

Bons negócios por pouco dinheiro

É possível descobrir um bom negócio e garantir a sua exploração apenas através de um sistema de "leasing". Muitos empresários querem abandonar a sua actividade. Isso abre boas oportunidades para garantir a sua aquisição a um preço baixo e investir num negócio que pode vir a tornar-se rentável.

Perdeu o emprego e precisa de alternativa

Caso tenha perdido o emprego, precisa de encontrar uma solução. As melhores decisões são tomadas quando as pessoas são forçadas a encontrar uma alternativa. A urgência em encontrar uma fonte de rendimento, muitas vezes, é um motivo suficientemente forte para que as pessoas dêem esse passo.



Perfil
Brad Sugars diz que o seu pai percebeu que ele iria ser um homem de negócios quando o surpreendeu a vender presentes de Natal ao seu irmão. Tinha apenas sete anos. Nascido na Austrália, Sugars foi fundador da ActionCOACH, um negócio de "franchising" especializado no treino de executivos. A revista USA's Entrepreneur posiciona a empresa no 53º lugar entre as 500 melhores PME do mundo no segmento do "franchising". Além de empreendedor, Sugars é também autor de livros como "The Business Coach" e "Instant Cashflow".
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio