Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cinco anos dos atentados contra os EUA

Os Estados Unidos e o mundo assinalam hoje o quinto aniversário dos atentados de 11 de Setembro de 2001 contra Nova Iorque e Washington, que fizeram 2.973 mortos, 2.749 dos quais nas Torres Gémeas do World Trade Center.

11 de Setembro de 2006 às 09:39
  • ...

Os Estados Unidos e o mundo assinalam hoje o quinto aniversário dos atentados de 11 de Setembro de 2001 contra Nova Iorque e Washington, que fizeram 2.973 mortos, 2.749 dos quais nas Torres Gémeas do World Trade Center.

Os atentados mais mortíferos da História foram cometidos por 19 terroristas da Al-Qaida, que desviaram quatro aviões para embaterem contra as Torres de Nova Iorque e o Pentágono, em Washington.

As Torres Gémeas, os mais altos arranha-céus da cidade, sofreram os embates, com alguns minutos de intervalo de dois aviões desviados por comandos suicidas.

O primeiro aparelho, um Boeing 767 da American Airlines com 92 pessoas a bordo, entre as quais cinco terroristas, despenhou-se às 08:46 (13:46 de Lisboa) contra uma das torres, abrindo uma brecha gigantesca nos andares superiores.

"s 09:03 (14:03 de Lisboa), um segundo Boeing 767, desta vez da United Airlines, com 65 pessoas a bordo, entre as quais cinco terroristas, atingiu a segunda torre do World Trade Center, num acontecimento acompanhado em directo pelas televisões do mundo inteiro.

"Às 09:38, um Boeing 757 da American Airlines, com 64 pessoas a bordo, incluindo cinco terroristas, embateu no Pentágono, abrindo um enorme buraco na fachada ocidental do Ministério da Defesa dos Estados Unidos.

Um quarto aparelho, um Boeing 757 da United Airlines com 44 pessoas a bordo, entre as quais quatro terroristas, despenhou-se num campo da Pensilvânia. O objectivo preciso dos assaltantes deste último aparelho continua a ser desconhecido.

O Presidente norte-americano George W. Bush deverá hoje fazer uma comunicação à Nação, por ocasião do quinto aniversário dos atentados, às 21:00 locais (02:00 de terça-feira em Lisboa), para evocar "o significado do 11 de Setembro" para os Estados Unidos, como referiu um porta-voz da Casa Branca.

Antes disso, Bush visitará os locais dos ataques.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio