Notícia
Vivendi compra 15% da Fnac
A multinacional francesa Vivendi vai comprar uma participação de 15% no grupo Fnac. A Vivendi procura expandir os seus serviços de vídeo, música e distribuição no sul da Europa.
A Vivendi vai adquirir 15% do grupo de retalho de entretenimento Fnac através de um aumento de capital com o objectivo de atingir os mercados internacionais. "A Vivendi chegou a acordo para subscrever um aumento de capital reservado no valor total de 159 milhões de euros a 54 euros por acção (valor de fecho das acções da Fnac no dia 8 de Abril de 2016. Concluído este aumento de capital, a Vivendi ficará com, aproximadamente, 15% do capital e dos direitos de voto da Fnac", pode ler-se no comunicado da Vivendi.
A empresa francesa de comunicação e entretenimento Vivendi, liderada pelo multimilionário Vincent Bollore, quer construir um grupo de media à volta da estação Canal Plus, procurando combinações para expandir as áreas de vídeo, música e distribuição no sul da Europa.
Este projecto já fez com que a Vivendi tivesse comprado cerca de 25% da Telecom Italia, a maior operadora móvel italiana, tal como das empresas de jogos Gameloft e Ubisoft Entertainment.
Este negócio com a Fnac pode incluir parcerias em eventos ao vivo e bilheteira, assim como a partilha de acesso a serviços digitais. O investimento também vai ajudar ao desenvolvimento da Vivendi no sul da Europa e em África, diz a Bloomberg.
A Fnac, que está presente em Portugal com 24 lojas no total, vai propor dois directores para estarem representados no conselho de administração da Vivendi.