Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

The New York Times processa OpenAI e Microsoft por alegada violação de direitos de autor do ChatGPT

O jornal acusou a Microsoft e a OpenAI de criarem um modelo de negócio baseado na "violação massiva de direitos de autor" e detalhou que nunca chegou a acordo com ambas as empresas para que estas reproduzissem os seus conteúdos.

DR/Haxorjoe
27 de Dezembro de 2023 às 18:24
  • ...

O jornal The New York Times intentou uma ação contra a Microsoft e a OpenAI, as empresas responsáveis pelo ChatGPT. O diário norte-americano acusa as empresas de, alegadamente, violarem as normas que regem a propriedade intelectual e os direitos de autor.

A publicação acusa a Microsoft e a OpenAI de criarem um modelo de negócio baseado na "violação massiva de direitos de autor". Para o jornal, este sistema de inteligência artificial generativa "explora e, em muitos casos, retém", partes de artigos protegidos pelos direitos de autor.

O processo tem em vista o ressarcimento de "milhares de milhões de dólares em danos" morais e patrimoniais que a dona do jornal acredita serem devidos por "cópia ilegal e utilização dos trabalhos de valor único do The New York Times".

Em comunicado, citado pela CNBC, o jornal reconhece o poder da IA "para o jornalismo e para o público", mas alerta que "estas ferramentas continuam a recorrer ao jornalismo independente e cujo conteúdo só está disponível porque nós e os nossos colegas noticiamos, editamos e verificamos factos com elevado custo e com uma experiência considerável".

"A lei dos direitos de autor protege o nosso jornalismo. Se a Microsoft e a OpenAI quiserem utilizar nosso trabalho para fins comerciais, a lei exige que primeiro tenham a nossa autorização, mas não o fizeram", acrescenta o jornal.

O jornal é representado pela sociedade de advogados Susman Godfrey - que conseguiu um acordo de 787 milhões de dólares ao representar a Dominion Voting Systems, num processo em que acusou a Fox News por difamação. Esta sociedade tem também em mãos outros processos contra a OpenAI e Microsoft, devido ao ChatGPT, sendo um dos seus clientes o escritor Julian Sancton.

Em dezembro, as empresas donas do ChatGPT tentaram acalmar os órgãos de comunicação social, ao assinarem um acordo com a Axel Springer — a empresa-mãe do Business Insider, do Politico e dos meios de comunicação na Europa Bild e Welt, para reproduzirem os seus conteúdos em troca de uma contrapartida financeira que não foi revelada.

Ver comentários
Saber mais Direito OpenAI Microsoft The New York Times direitos de autor
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio