Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

API propõe benefícios fiscais na compra de jornais e revistas

A Associação Portuguesa de Imprensa (API) quer que a compra de jornais e revistas sejam incluídas nas despesas relativas à educação e formação profissional.

Cátia Barbosa/Negócios
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 11 de Novembro de 2016 às 12:38

A Associação Portuguesa de Imprensa (API) apresentou uma proposta no Parlamento para o Governo conceder benefícios fiscais na compra de jornais e revistas. A proposta inclui os títulos comprados em banca mas também as assinaturas digitais até um tecto máximo de 500 euros por ano.

A medida, que visa incentivar a compra de publicações, foi apresentada na Assembleia da República na quarta-feira pelo presidente da API, João Palmeiro e por representantes da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIIC) durante uma ronda de audiências com todos os grupos parlamentares.

Tendo em conta a queda das receitas do sector nos últimos anos, o responsável da API sublinhou a importância da imprensa escrita e o seu papel na formação pessoal e profissional, considerando, nesse sentido, "que é dever do Estado e direito dos cidadãos o acesso amplo a uma sociedade de informação, elemento fundamental para reforço de uma consciência democrática e de igualdade de oportunidades", segundo um comunicado enviado pela API.

Por isso, a associação propõe a inclusão no Orçamento do Estado para 2017 de uma rubrica de "Educação e Formação Geral", que contemple isenções na compra de títulos de informação até um montante máximo de 500 euros anuais.

A API considera "que o artigo correspondente à 'dedução à colecta das despesas de educação e formação' deverá especificar não apenas as despesas relativas à educação e formação profissional, mas igualmente as despesas relativas à formação geral".

E na proposta entregue no Parlamento sublinha ainda que, tendo em conta o relançamento do Plano Nacional de Leitura, "o combate à iliteracia deve ir para além das escolas", por considerar que "a leitura de publicações periódicas contribui para que as populações fiquem melhor informadas, mais bem formadas e participem mais activamente na vida pública, política e cultural".

 

Ver comentários
Saber mais Associação Portuguesa de Imprensa API Parlamento Governo Assembleia da República João Palmeiro Associação de Imprensa de Inspiração Cristã Orçamento de Estado Educação Plano Nacional de Leitura media política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio