Notícia
CH Business Consulting é a melhor empresa para trabalhar em Portugal
Depois de no ano passado ter ocupado o segundo lugar do “ranking” das melhores empresas para trabalhar em Portugal, elaborado pela da revista “Exame”, este ano conseguiu a liderança. Cadeiras de massagens, máquina de tirar imperiais, sessões de “manicure” e de “reiki” são alguns das razões que levaram a CH Business Consulting ao pódio.
A CH Business Consulting ultrapassou a Xerox no “ranking” das melhores empresas para trabalhar em 2013, realizado pela revista “Exame” em parceria com a consultora Accenture.
No estudo pode participar qualquer organização com mais de 10 trabalhadores. Avaliam-se duas componentes, o grau de compromisso dos trabalhadores, através de um inquérito anónimo e as práticas de gestão de capital humano seguidas pela empresa.
A consultora com sede em Coimbra e escritórios em Lisboa e no Porto, liderada por António Henriques é “a empresa mais feliz do mundo”, nas palavras de Rui Fiolhais “manager” do escritório de Lisboa. Nas paredes da empresa, além de fotografias dos colaboradores há frases como “somos a melhor empresa do mundo porque…”, que pretendem reflectir o espírito criativo da empresa.
Apesar de destronada, a tecnológica Xerox continua no pódio, ocupando o segundo lugar. Presente em Portugal desde 1965 conta actualmente com 80 colaboradores.
A zona de satisfação positiva encontra-se num grau de compromisso igual ou superior a 60%. Este é o mínimo necessário para integrar a lista das 100 melhores empresas para trabalhar, segundo a publicação da “Impresa”.
O último lugar do pódio é ocupado pela Philips, liderada por Pedro Quintela. Segue-se a Re/Max que liderou este “ranking” durante dois anos consecutivos, em 2010 e em 2011. Com aproximadamente 3.000 colaboradores no país a principal ferramenta de motivação da imobiliária liderada por Manuel Alvarez é a remuneração que podem alcançar.
O sector da tecnologia é o que obtém maior representação, com 22 empresas na lista. Dell e Ericsson ocupam os quinto e sexto lugar, respectivamente.
A participação do número de empresas registou um aumento significativo, 10,24%. Outro dado a considerar é que 37 das 100 empresas são novas organizações. Seguindo o critério do número de trabalhadores, 22% são grandes empresas, 44% médias empresas e 34% pequenas. A grande Lisboa concentra também 64% das empresas que integraram o estudo.
Ainda nos 10 primeiros lugares estão a tecnológica Gatewit (sétimo lugar) e o Penha Longa Hotel Spa & Golf Resort (oitavo lugar). A operar há 18 anos no país e com 180 colaboradores, o Resort é a única empresa do ramo hoteleiro entre as primeiras.
Os nono e 10º lugares da lista são ocupados pela consultora Greenwich Consulting e pela Hilti Portugal, respectivamente.