Notícia
Vacina do vírus Zika testada em humanos
Uma variante experimental de vacina para combater o vírus Zika deverá começar a ser testada nas próximas semanas, depois de obter a aprovação das entidades sanitárias dos EUA.
A Inovio Pharmaceuticals recebeu a aprovação da FDA – Food and Drug Administration (autoridade dos EUA que regula o mercado alimentar e de saúde daquele país), para iniciar testes de segurança da sua vacina contra o vírus Zika, noticiou esta segunda-feira a Bloomberg, citando a farmacêutica.
A Inovio e a sua parceira GeneOne Life Science planeiam iniciar um estudo com 40 pessoas para determinar a dose segura da vacina nas próximas semanas. Fontes oficiais das empresas adiantaram à Bloomberg que esperam resultados deste estudo dos primeiros testes humanos da vacina do Zika no final de 2016.
A confirmar-se, a companhia irá ultrapassar os investigadores do Instituto Nacional de Saúde norte-americano, que previam iniciar os testes da sua vacina do Zika no início do próximo Outono, adianta a agência noticiosa norte-americana.
A vacina da Inovo, explica a Bloomberg, tem como objectivo fazer o sistema imunitário combater o Zika ao introduzir material geneticamente modificado que imita o vírus. Segundo os dados da farmacêutica, os testes da vacina em animais resultaram no desenvolvimento de anticorpos e células imunes que atacam o Zika.