Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Europa regista primeiro caso de microcefalia ligada ao zika

A Espanha registou o primeiro nascimento europeu de uma criança com microcefalia associada ao vírus zika, confirmaram as autoridades de saúde do país.

Bloomberg
25 de Julho de 2016 às 19:34
  • ...

A Espanha é o primeiro país da Europa, com registo oficial até agora conhecido, de um bebé nascido com defeito de microcefalia associado ao vírus zika, anunciaram esta segunda-feira, 25 de Julho, as autoridades sanitárias espanholas, de acordo com a Reuters.

A mãe tinha sido diagnosticada com sendo portadora do vírus zika, em Maio, quando estava grávida de 20 semanas, mas decidiu manter a criança, esclareceu uma porta-voz (não identificada pela Reuters) das autoridades regionais de saúde da Catalunha, onde a criança nasceu. A informação fora conhecida em Maio por comunicação das autoridades de saúde catalãs. A infecção de zika da progenitora, igualmente infectada por dengue, tinha resultado de uma viagem à América Latina.

Embora seja conhecido, registado e documentado que várias dezenas de pessoas com residência na Europa já contraíram o vírus zika, normalmente após terem feito uma viagem a países na América Latina onde o foco é maior, como o Brasil, este é o primeiro nascimento europeu, oficialmente confirmado, de uma criança com microcefalia em associação ao zika.

À Reuters, a equipa médica do Hospital de Vall d'Hebron, em Barcelona, garantiu que o bebé está "estável". "Ele está a ser monitorizado, mas não necessita de nenhuma assistência respiratória", afirmou Felix Castillo, chefe da unidade de cuidados neonatais, aos jornalistas, esta segunda-feira.

A Espanha tem 190 casos conhecidos de infecção, segundo os últimos dados. Destes, 189 resultaram de viagens transatlânticas e uma foi sexualmente transmitida.

 

Ver comentários
Saber mais Zika Dengue Brasil Espanha América Latina
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio