Notícia
Tata Steel quer vender unidade do Reino Unido
Os custos de produção elevados, a debilidade do mercado interno e o aumento das importações para a Europa de países como a China são alguns dos motivos apontados pela gigante indiana do aço.
A siderúrgica indiana Tata Steel quer vender a sua unidade do Reino Unido, para travar as fortes perdas decorrentes da descida dos preços a nível global, avança a Reuters esta quarta-feira, 30 de Março.
Depois de uma maratona de reuniões em Bombaim, o conselho de administração da empresa informou que o desempenho financeiro do seu braço britânico se deteriorou acentuadamente nos últimos meses, obrigando até à eliminação de centenas de postos de trabalho.
Devido aos custos de produção elevados, à debilidade do mercado interno e ao aumento das importações para a Europa de países como a China, a Tata vê pouco potencial na posição competitiva das suas operações no Reino Unido, que empregam cerca de 15 mil trabalhadores.
Num comunicado divulgado esta quarta-feira, a gigante do aço confirma que o seu braço europeu vai "explorar todas as opções, incluindo a potencial alienação da Tata Steel UK, no todo ou em partes".
"Dados os requisitos de financiamento no futuro previsível, o Conselho da Tata Steel para a Europa será aconselhado a avaliar e implementar a opção mais viável de forma limitada no tempo", acrescenta o comunicado.
Segundo a agência noticiosa, a Tata informou ainda que continua em conversações com o governo do Reino Unido, que já manifestou preocupações com a perda de empregos na indústria.
A ministra de Estado para as pequenas empresas e indústria Anna Soubry admitiu, em declarações à Radio 4 que o Governo poderá manter os activos da Tata até que haja um comprador.
Fonte do governo disse ao The Guardian que uma opção em cima da mesa é o Governo dar apoio financeiro à empresa. "Uma opção que pode ser considerada é o Governo intervir temporariamente na empresa com o apoio financeiro. No entanto, a nacionalização completa não está a ser considerada", cita a publicação.
A Tata Steel é a segunda maior produtora de aço na Europa, com uma presença diversificada em todo o continente. Tem uma capacidade de produção de aço bruto de mais de 18 milhões de toneladas por ano na Europa.