Notícia
Martifer ganha contrato de 300 milhões da Marinha Portuguesa
A West Sea, empresa do grupo de Oliveira de Frades, vai construir seis navios patrulha oceânicos nos estaleiros navais de Viana do Castelo.
Cinco anos depois de ter construído dois navios patrulha oceânicos para a Marinha Portuguesa, eis que o grupo Martifer acaba de assinar um contrato com o Estado para construir mais meia dúzia, pelo valor de aproximadamente 300 milhões de euros.
Num curtíssimo comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM, esta sexta-feira, 29 de dezembro, a Martifer "informa sobre adjudicação à sociedade WEST SEA – Estaleiros Navais, Unipessoal, Lda., participada detida a 100 % pelo Grupo Martifer, da Construção de seis Navios Patrulha Oceânicos para a Marinha Portuguesa, pelo preço global de €299.760.000,00, s/ IVA".
Única informação adicional: "A entrada em vigor do contrato celebrado entre o Estado Português e a adjudicatária fica dependente do visto do Tribunal de Contas."
Num "tweet" publicado na rede social X, o primeiro-ministro António Costa congratulou-se com a adjudicação deste contrato, considerando que, com a construção dos novos seis navios patrulha oceânicos, "o país dá um passo muito importante no sentido do reforço da capacidade das Forças Armadas para cumprirem as suas missões".
Recorde-se que grupo Martifer, que faturou em 2022 cerca de 70 milhões de euros no negócio da indústria naval, ainda há uma semana firmou um contrato com o grupo japonês Ryobi Holdings Co. para a construção de um navio de cruzeiro de luxo, no valor de 100 milhões de euros, a executar nos próximos três a quatro anos.
O contrato assinado pela sua participada para a indústria naval determina que o navio, com uma capacidade para cerca de 100 a 150 passageiros, "começará a ser construído nos estaleiros navais de Viana do Castelo da West Sea nas próximas semanas", tendo entrega prevista para 2027.
Desde que iniciou atividade nos estaleiros de Viana do Castelo, a 27 de maio de 2014, até ao final do ano passado, a West Sea já realizou um total de 17 construções navais (10 navios cruzeiros de rio, dois navios militares e três navios polares de expedição, uma draga e uma porta de doca), quatro conversões e a reparação de 320 navios.