Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inapa lucrou 160 mil euros nos primeiros nove meses

No acumulado dos primeiros nove meses do ano, a distribuidora de papel passou de prejuízos para lucros, apesar de ter visto os volumes de vendas caírem face ao período homólogo.

Bloomberg
31 de Outubro de 2013 às 18:21
  • ...

A Inapa apurou um resultado líquido de 160 mil euros nos primeiros nove meses do ano, segundo os resultados anunciados esta tarde através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

O resultado deste ano compara favoravelmente com o do ano passado, em que tivera prejuízos de 2,47 milhões de euros. Ainda assim, viu as suas vendas descerem 6,0% para 582 toneladas de papel e embalagens, e as receitas contraírem 5,6% para 650,1 milhões de euros.

 

“O decréscimo é explicado pela redução das vendas de papel de 7,2%, devido não só à conjuntura de mercado negativa mas também ao rigor no controlo do risco de crédito de clientes, a par da política de defesa da margem”, esclarece o comunicado da empresa.

 

Note-se que o resultado líquido apurado no trimestre foi de um prejuízo de 400 mil euros. Também aqui, a comparação com o período homólogo é favorável, já que, há um ano, o trimestre saldou-se numa perda de 2,7 milhões de euros.

 

No período de nove meses, a empresa reduziu os custos operacionais em 5% para 100,6 milhões de euros e viu as provisões caírem 25,9% para 2,2 milhões de euros. Ainda assim, o resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) recorrente diminuiu em 5,5% para 15,7 milhões de euros.

 

A margem do EBITDA foi de 2,4% e o EBIT, ou resultado operacional, recuou 4,2% para 11,6 milhões. Isto numa altura em que a empresa, no ano que decorreu até dia 30 de Setembro, reduziu a dívida líquida em 3,8% e viu os seus custos financeiros diminuírem 17,4% para 11,0 milhões.

Ver comentários
Saber mais Inapa CMVM resultados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio