Notícia
Grupo Lusiaves investe 66 milhões em centro de incubação de ovos em Pombal
Investimento permitiu gerar mais de 200 postos de trabalho, grande parte dos quais nas quintas onde se produzem os ovos que têm como destino o novo centro.
O Grupo Lusiaves investiu 66 milhões de euros num novo centro de incubação de ovos, que inaugurou esta segunda-feira, no Parque Industrial Manuel da Mota, em Pombal, no distrito de Leiria, o qual descreve como "um dos melhores da Europa".
Em comunicado, enviado esta terça-feira às redações, o grupo indica que as novas instalações da Pintogal, empresa que se dedica à produção e incubação de ovos, pertencente ao grupo, estão implantadas numa área total de 3,25 hectares, sendo a área total afecta à produção de cerca de 9000 metros quadrados.
Segundo o grupo, do investimento resulta ainda a criação de mais de 200 postos de trabalho, a maioria dos quais nas quintas onde se produzem os ovos que têm como destino a nova unidade que funciona com um universo de 50 trabalhadores.
O novo centro traduz uma capacidade de produção anual de mais de 62 milhões de pintos, elevando a capacidade de produção anual global do grupo para mais de 182 milhões de pintos, adianta a Lusiaves, indicando que assim "reforça-se também a veia exportadora do grupo ao nível da incubação", já que "mais de 16 milhões de pintos seguem além-fronteiras".
"Este centro de incubação é apenas a face mais visível de um investimento global de mais de 60 milhões de euros, que passou também pela construção de pavilhões para a produção de galinhas e ovos que o alimentam", diz o presidente do grupo, Avelino Gaspar.
"O momento celebra um marco importante no percurso do Grupo Lusiaves, tratando-se da concretização de um projecto ambicioso que visa dotar o Grupo com a melhor tecnologia do sector, aumentando, não só a sua capacidade de produção, mas
também, fortalecendo as boas práticas de segurança e sustentabilidade", aponta, citado na mesma nota enviada às redações.
Criado nem 1986, o Grupo Lusiaves tem como pilar a produção avícola. Tem uma estrutura acionista totalmente familiar e nacional, fatura mais de 700 milhões de euros em Portugal e emprega diretamente 4.500 trabalhadores.
Com presença em quatro continentes, conta com mais de 40 empresas, através das quais desenvolve atividades como a gestão e produção de energias renováveis, agricultura, produção de alimentos compostos para animais, produção e incubação de ovos e produção de pintos, produção avícola de frango, frango do campo e perus, transformação de produtos alimentares, distribuição e logística, transformação e valorização de sub-produtos, fabrico e distribuição de medicamentos e suplementos
nutricionais para a saúde e nutrição animal.