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Estrela de Rabo de Peixe “calça” campanha que já gerou retorno de 616 milhões
José Condessa é o rosto da nova campanha internacional do setor português de calçado, que viu as suas vendas lá fora aumentarem 52% em 15 anos, após 15 milhões de euros aplicados na promoção da “indústria mais sexy da Europa”.
Depois de rostos públicos como Sara Sampaio, Sharam Dinis, Albano Jerónimo, Victoria Guerra, Anabela Moreira e até o bailarino Marcelino Sambé, o rosto da nova campanha internacional da indústria portuguesa de calçado é José Condessa, ator do "projeto-vitória" da ficção nacional Rabo de Peixe.
A nova campanha ocorre 15 anos depois da primeira lançada pela associação do setor (APICCAPS) e 13 após ter passado a calcorrear o mundo sob o lema "A indústria mais sexy da Europa", com apoio de fundos comunitários, num investimento global de 15 milhões de euros.
Neste período, as exportações do setor passaram de 1.208 milhões de euros, em 2009, para 1.839 milhões de euros em 2023, o que representa um crescimento de 52,5%, com vendas para 174 países, sendo que em 2022 obteve o seu melhor ano de sempre com a faturação no exterior a ultrapassar os 2.000 milhões de euros.
Feitas as contas, comparando os valores de exportação de 2009 e 2023, os 15 milhões de euros aplicados na campanha internacional deram um retorno de 616 milhões de euros.
Além disso, Portugal tornou-se o segundo maior produtor de calçado na Europa, ultrapassando Espanha, e conseguiu um dos maiores preços médios de exportação a nível mundial.
"É possível produzir calçado de qualidade, na Europa, com um design vanguardista e a preços justos", afirma Paulo Gonçalves, diretor de comunicação da APICCAPS, em comunicado.
Sob o lema Motherland, a campanha internacional de 2025, que foi filmada nos Açores, "é uma analogia à Natureza, de onde tudo vem, mas também onde tudo se transforma. É um elogio à capacidade que a terra tem de se renovar, ultrapassar, deslumbrar. É um incentivo ao terreno criativo", remata a APICCAPS.
"É com muito orgulho que assumo o lugar de embaixador da campanha para 2025 da Portuguese Shoes, um projeto que se esforça por levar o ‘know-how’ português além-fronteiras numa área em que somos mestres e que atesta o nosso conhecimento ancestral", afirma José Condessa sobre este novo papel, como embaixador do calçado português nos mercados internacionais.
De referir que nos primeiros 10 meses deste ano, o setor exportou 57,9 milhões de pares de sapatos no valor de 1.466 milhões de euros, o que traduz um crescimento de 2,6% em volume e um decréscimo de 6,9 em valor em relação ao mesmo período do ano passado.