Notícia
EFAPEL escolhe a Colômbia para instalar primeira fábrica no estrangeiro
A empresa de material eléctrico ainda não decidiu se investirá os sete milhões de euros na construção ou na aquisição de uma unidade industrial naquele mercado sul-americano.
A Colômbia foi o país escolhido pela EFAPEL para investir sete milhões de euros na instalação de uma nova fábrica de material eléctrico em 2015, confirmou a empresa em comunicado à imprensa veiculado esta quinta-feira, 8 de Maio.
Como o Negócios noticiou em Fevereiro, a primeira experiência de internacionalização da maior fabricante nacional de aparelhagem eléctrica de baixa tensão será concretizada na América Latina. Uma região que engloba também os mercados do Peru e Chile, a que tem dedicado “especial atenção” no que toca à exportação, que garante perto de 30% das vendas da empresa, que totalizaram 25,5 milhões de euros em 2013.
Em aberto está ainda o modelo através do qual irá instalar a subsidiária industrial – construção de raiz ou aquisição de uma unidade já existente –, que absorverá o grosso do investimento através da compra de equipamentos produtivos. Já este ano, a empresa prevê arrancar com uma empresa comercial naquele mercado.
"Já temos capacidade e condições para avançar sozinhos. Na medida em que um mercado se revela importante, temos de fazer lá alguma transformação. Importa abastecê-lo com produtos lá fabricados, ficando mais próximos do mercado consumidor", justificou ao Negócios o presidente, Américo Duarte. Já a mão-de-obra mais barata trará a “vantagem competitiva de baixar todos os custos globais, ficando com um produto mais barato" para vender naquela região.
Em Portugal, a EFAPEL dispõe já de 4 unidades industriais – uma no Padrão (Lousã) e três em Serpins, com um total de aproximadamente 26 mil metros quadrados. Em 2014 prevê investir perto de três milhões de euros em novos produtos e equipamentos, contando fechar o ano com um crescimento de 7% na facturação, alicerçado sobretudo na exportação para um total de 50 países.