Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Corticeira Amorim ganha 14 milhões com venda de empresa nórdica

A maior empresa de transformação de cortiça do mundo vendeu a participação de 80% na Timberman Denmark por 23,7 milhões de euros.

João Manuel Ribeiro
11 de Dezembro de 2024 às 16:35
  • ...

Meia dúzia de horas após ter anunciado que tinha vendido a participação de controlo de 80% na Timberman Denmark, que detém a totalidade da sueca Timberman Golv, a Corticeira Amorim informa agora o mercado que a transação foi realizada por um valor de 23,7 milhões de euros, devendo gerar uma mais-valia estimada de cerca de 14 milhões de euros nas contas consolidadas da empresa.

A Corticeira Amorim detalha que a transação foi realizada através da Amorim Cork Flooring, subsidiária que é integralmente detida pela empresa portuguesa e que está em processo de fusão com a Amorim Cork Composites e a Amorim Cork Insulation, que serão concentradas  numa nova unidade de negócios, designada Amorim Cork Solutions e presidida por João Pedro Azevedo.

"A Timberman Denmark A/S e a Amorim Cork Sweden AB manter-se-ão como distribuidoras dos produtos de revestimento da Amorim Cork Flooring nos mercados da Dinamarca e da Suécia, de acordo com a sua nova estratégia de, em alguns mercados, passar de um modelo de distribuição próprio assente em filiais, para um modelo assente em distribuidores", esclarece a Corticeira Amorim, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Uma mudança que "corre em paralelo com o lançamento, em 2025, da nova unidade designada Amorim Cork Solutions, que partirá da atividade da Amorim Cork Composites e onde serão incorporadas as atividades dos pavimentos e dos isolamentos", explica a empresa liderada por António Rios de Amorim.

A empresa nórdica foi vendida pela Corticeira Amorim ao grupo Salix, que que faz parte do conglomerado industrial sueco Volati, cotado no Nasdaq Stockholm.

A Timberman Denmark A/S e a Amorim Cork Sweden AB – nas quais a empresa portuguesa tinha entrado em 2011 e 2017, respetivamente - são empresas distribuidoras de revestimentos de solos em vinyl, cortiça e madeira, que faturam 36 milhões de euros nos mercados da Dinamarca e da Suécia.

Ver comentários
Saber mais corticeira amorim
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio