Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Corticeira Amorim compra posição da Parvalorem na Herdade de Rio Frio por 14,6 milhões

A empresa liderada por António Rios Amorim já tinha comprado os 50% detidos pelo BCP por 14,5 milhões de euros.

A Herdade de Rio Frio fica situada nos concelhos de Alcochete e Palmela.
Pedro Catarino
15 de Junho de 2022 às 20:01
  • 2
  • ...
A Corticeira Amorim passou a deter a totalidade da Herdade de Rio Frio após comprar à Parvalorem os 50% que detinha por 14,6 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Rios Amorim em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A aquisição fechada esta quarta-feira conclui um acordo celebrado com a Parvalorem em junho do ano passado.

A Corticeira Amorim, através da Amorim Florestal II, comprou 50% da Cold River's Homestead detida pela Parvalorem, passando a deter a totalidade da sociedade.

A Cold River's Homestead, com sede em Lisboa, "detém um conjunto de ativos (bens móveis e imóveis) afetos à exploração
agroflorestal, que constitui uma parte (3300 hectares) da Herdade de Rio Frio, uma herdade predominantemente
florestal, com uma mancha de montado que cobre cerca de 80% do seu total", refere o comunicado.

No Relatório e Contas de 2020 a Parvalorem avaliava os 50% detidos na Cold River's Homestead em 13,77 milhões.

"Tal como oportunamente anunciado, a Corticeira Amorim pretende melhorar a produtividade da atividade agroflorestal da Herdade de Rio Frio, designadamente através de adensamentos a implementar neste montado único, com processos já experimentados em outras localizações".

Em junho do ano passado, a líder mundial do setor corticeiro comprou os 50% detidos pelo BCP na Cold River's Homestead por 14,525 milhões de euros.

A Herdade de Rio Frio pertenceu ao entretanto falido BPN.

«A concretização desta aquisição, perspetivada desde junho de 2021, permite-nos aumentar as áreas próprias de produção de cortiça, implementar novas técnicas de produção e gestão florestal, e incrementar a rentabilidade do montado instalado", refere, em nota enviada ao Negócios, o CEO da Corticeira Amorim.

"Nesta Herdade, promover-se-á o adensamento da área de montado, plantando novos sobreiros e auxiliando o seu desenvolvimento, através da instalação de um sistema de rega gota a gota. Este sistema deverá possibilitar um crescimento acelerado da árvore, reduzindo o período necessário para o primeiro descortiçamento para metade face aos 25 anos da cultura tradicional. Neste montado singular – quer na extensão, quer na produtividade, quer na resiliência da espécie, quer no equilíbrio do ecossistema onde se insere – pretendemos aplicar as técnicas e práticas de gestão florestal mais avançadas e adequadas, evidenciando todo o potencial de desenvolvimento do montado, a base da fileira da cortiça, incrementando a sua produtividade, a sua rentabilidade e a sua sustentabilidade. Um propósito com um impacto relevante para o sobreiro e para a cortiça, para as atividades que deles dependem, para a comunidade e para a sociedade em geral", conclui.
Ver comentários
Saber mais CMVM Amorim Florestal II Parvalorem Herdade de Rio Frio António Rios Amorim Corticeira Amorim Homestead
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio