Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Carlos Moreira da Silva: "Não tenho capacidade política"

O dono da BA Glass foi a personalidade escolhida para o lançamento da quarta edição do Negócios Sustentabilidade 20|30. Numa entrevista de vida, o gestor e agora investidor conta detalhes sobre a sua infância, revela os negócios que mais o marcaram e rejeita que alguma vez possa vir a desempenhar cargos políticos.

A carregar o vídeo ...
Carlos Moreira da Silva_2.mov
  • ...
Tinha 12 anos quando chumbou por faltas. Sendo o mais velho de dez irmãos, o castigo do pai não se fez esperar: ficou sem férias e verão e foi colocado, no ano letivo seguinte, num colégio interno em Oliveira de Azeméis. O sentimento que hoje guarda é de uma "revolta" enorme, mas também admite que a rigidez da educação que lhe foi dada pela família acabou por marcar o seu perfil como gestor.

Carlos Moreira da Silva, empresário e dono da BA Glass, foi a personalidade escolhida pelo Negócios para o lançamento da quarta edição do Negócios Sustentabilidade 20|30 e recorda que "nessa altura os colégios eram onde os maus alunos estavam". "
Acho que resultou bem, mas podia ter resultado mal", confessa, adiantando que "houve muitas tentações no caminho [resultantes] dessa revolta".

Numa entrevista de vida ao Negócios no âmbito da Iniciativa Sustentabilidade 20|30, cuja quarta edição arranca agora, Carlos Moreira da Silva conta que a entrada na Barbosa & Almeida, então comprada a Belmiro de Azevedo, foi o seu maior sucesso.

O gestor, que no início da sua carreira se cruzou com Valente de Oliveira, ex-ministro de Cavaco Silva, na comissão de Planeamento da Região Norte, admite que nunca se viu num cargo político, tendo sempre recusado as aproximações de que foi alvo.

"Eu não tenho capacidade política", afirma, depois de fazer uma careta perante a questão colocada. "Eu era muito novo, tinha 22, 23 ou 24, e trabalhava na comissão de planeamento da região Norte. Acabado de sair da faculdade. Um dia vim participar num grupo de trabalho no Ministério da Administração Interna. O ministro chegou ao fim da reunião e disse 'porque é que não vem para o meu gabinete' e eu disse "não quero, obrigado". Não era o que aspirava na vida. A burocracia é uma coisa dramática", desabafa.

Iniciativa Negócios Sustentabilidade 20|30

No âmbito do Negócios Sustentabilidade 20|30 serão realizadas 3 conferências dedicadas às temáticas ESG e uma grande conferência final, onde os temas e as problemáticas relacionadas com a sustentabilidade estarão no topo das preocupações.


As políticas de governane nas empresas e as práticas ambientais e sociais são os temas da grande entrevista que marca o lançamento da quarta edição desta iniciativa. A entrevista a Carlos Moreira da Silva pode ser lida na edição em papel do Negócios desta sexta-feira, dia 21, e será transmitida na íntegra, às 14h00, no site do Jornal de Negócios.

Ver comentários
Saber mais Carlos Moreira da Silva Oliveira de Azeméis Negócios Sustentabilidade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio