Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novo dono da Camac deslocaliza produção do Reino Unido para Santo Tirso e cria mais de 100 empregos

A Nova Motorsport, do grupo britânico SPC Rubber, tem em curso um investimento de 20 milhões de euros na expansão, renovação e modernização da fábrica tirsense, que ficará com capacidade para produzir 500 mil pneus por ano.

20 de Novembro de 2024 às 17:24
  • ...

Fundada em 21 de setembro de 1967, em Santo Tirso, a meia dúzia de quilómetros da gigante alemã Continental Mabor, a fabricante de pneus Camac já teve várias vidas.

 

Começou a laborar a 10 de março de 1969, ainda sob a designação inicial de Fábrica de Pneus Fapobol, teve donos como o antigo banco BPA, o excêntrico empresário espanhol Ruiz Thierry, ou os portugueses José Serra – ligado ao setor têxtil – e Carlos Pissarra, advogado e antigo gestor da SAD do Boavista.

 

Até que, após vários anos a acumular prejuízos e com a tesouraria asfixiada, a Camac paralisou a 29 de agosto de 2008, na sequência da greve dos 290 trabalhadores por atraso no pagamento de salários. Passados quatro meses, era decretada a sua insolvência.  

 

Viria a retomar a produção em 2010, já sob o comando dos irmãos Jorge e Fernando Rodrigues – do grupo bracarense General -, como o apoio do IAPMEI, que injetou quatro milhões de euros na empresa.

 

Mas desde então que a Camac vinha saltando de PER (Processo Especial de Revitalização) em PER, tendo o último sido homologado em maio do ano passado.

 

Entretanto, de supetão, em maio deste ano era anunciado que o grupo britânico SPC, o principal fabricante europeu de compostos de borracha, tinha escolhido Portugal para implementar um projeto estratégico que visa reforçar a sua posição no competitivo mercado europeu de pneus de alta performance.

 

"O projeto prevê a aquisição de ativos da Avon Tyres Motorsport, atualmente detida pelo grupo Goodyear, transferindo a produção do Reino Unido para Portugal, passando a comercializar através de uma nova marca, a Nova Tires", revelava o Banco Português de Fomento (BPF).

 

Em causa está um projeto orçado em 20 milhões de euros, com o BPF a anunciar a contratação de uma operação de investimento na Nova Motorsports, S.A. (anterior Turbalvoroço), o veículo criado pelo grupo britânico para a aquisição dos ativos da Avon Tires e, também, para a compra da CNB/Camac – Companhia Nacional de Borrachas, que era até agora a única fabricante nacional de capitais portugueses.

Esta quarta-feira, 20 de novembro, o novo dono da Camac revela que "o programa de renovação e modernização de 20 milhões está em andamento" e que "serão criados mais de 100 empregos em diversas áreas, incluindo engenharia, tecnologia, marketing e outras funções".

 

Em comunicado, dá conta que "os primeiros pneus de marca Nova Motorsport, o ACB11 para rallycross, foram produzidos na fábrica no final de agosto e estreados numa apresentação especial no evento Rallycross RX Loheac 2024, em França", sendo que, "em outubro, a fábrica portuguesa revitalizada retomou a produção da linha de pneus Camac Classic para o mercado europeu".

Com "20 milhões de euros destinados à expansão, renovação e modernização das instalações", dotando a fábrica tirsense com "capacidade para produzir 500 mil pneus por ano",realça que "a aquisição da Camac reforça significativamente a missão da Nova Motorsport de redefinir o panorama da produção de pneus para automobilismo e pneus especializados".

 

Para garantir "os mais elevados níveis de qualidade de fabrico e de produto", a Nova Motorsport reporta que "foram carregados cerca de 200 camiões carregados de equipamentos transferidos da antiga fábrica da Avon em Melksham, no Reino Unido, para Portugal".

 

Além disso, "a maquinaria existente para a produção de pneus Camac na fábrica está a ser atualizada e modernizada para garantir uma qualidade exemplar", afiança, adiantando que "estão também a ser implementadas melhorias adicionais e contínuas em todas as instalações, através da integração de vários sistemas novos e da adoção de processos avançados de fabrico e de garantia de qualidade adquiridos à Avon Motorsport".

"Temos orgulho de ter contratado alguns dos melhores especialistas, técnicos e engenheiros da indústria dos pneus e dos desportos motorizados, à medida que embarcamos na nossa viagem como uma nova marca no setor", enfatiza James Weekley, diretor comercial da Nova Motorsport, referindo que "a equipa de especialistas técnicos e de fabricação está agora a completar a restruturação" unidade tirsense, apoiada pelo Centro Técnico Global e sede em Holt, Inglaterra.

 

"Os primeiros pneus novos sob a marca Avon foram produzidos em agosto. Testes rigorosos em pista demonstraram que a qualidade e o desempenho dos pneus produzidos em Portugal correspondem aos dos produtos Avon anteriormente fabricados no Reino Unido. Alcançar este passo estratégico permite-nos focar no avanço contínuo da inovação em tecnologia de pneus", remata Weekley.

(Notícia atualizada às 18:12)

Ver comentários
Saber mais camac pneus nova motorsport santo tirso
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio