Notícia
Britânicos deslocalizam produção de pneus com compra da Camac. Vão investir 20 milhões em Santo Tirso
O grupo SPC vai transferir do Reino Unido para a unidade tirsense a produção de pneus de desportos motorizados de alta performance.
O grupo britânico SPC, o principal fabricante europeu de compostos de borracha, escolheu Portugal para implementar um projeto estratégico que visa reforçar a sua posição no competitivo mercado europeu de pneus de alta performance.
"O projeto prevê a aquisição de ativos da Avon Tyres Motorsport, atualmente detida pelo grupo Goodyear, transferindo a produção do Reino Unido para Portugal, passando a comercializar através de uma nova marca, a Nova Tires", revela o Banco Português de Fomento (BPF), esta quinta-feira, 9 de maio, em comunicado.
Em causa está um projeto orçado em 20 milhões de euros, com o BPF a anunciar a contratação de uma operação de investimento na Nova Motorsports, S.A. (anterior Turbalvoroço), o veículo criado pelo grupo britânico para a aquisição dos ativos da Avon Tires e, também, para a compra da CNB/Camac – Companhia Nacional de Borrachas, que era até agora a única fabricante nacional de capitais portugueses.
"Este investimento, no valor total de 19,995 milhões de euros, enquadra-se no âmbito do Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR). Do montante financiado, 9,99 milhões são investidos pelo FdCR e 10,005 milhões pelo coinvestidor SPC JEVSA, S.L.U., empresa participada do Grupo SPC, através de realização de capital social e emissão de obrigações convertíveis por ambos os investidores", explica o BPF.
A Nova Motorsports dedicar-se-á à produção e comercialização de produtos derivados da borracha natural e sintética destinados à indústria de pneus de desportos motorizados de alta performance.
No caso da Camac, realça o BPF, o investimento da Nova Motorsports permitirá realizar um processo de "turnaround" da empresa sediada em Santo Tirso, que "visa ampliar a sua capacidade industrial e orientar a produção para produtos diferenciados e de maior valor acrescentado, consolidando o ‘know-how’ técnico necessário para competir globalmente e fortalecer a presença da Nova Motorsports no automobilismo internacional".
Este projeto, "além de gerar postos de trabalho e promover o desenvolvimento regional, também reforça o compromisso da Nova Motorsports com a introdução de inovações tecnológicas que visam contribuir para o alinhamento da produção industrial com práticas ambientalmente responsáveis", sublinha o BPF.
Sem detalhar o número de empregos que serão criados com este projeto, o BPF enfatiza que "ete investimento do FdCR não só capta capital estrangeiro diretamente para Portugal, mas também garante a produção inteiramente nacional, contribuindo assim para a criação de emprego e para o desenvolvimento local".
"Escolhemos Portugal para estabelecer uma empresa global de fabrico de pneus para desportos motorizados graças ao acordo alcançado com o Banco de Fomento, que nos apoiou fortemente para a aquisição da empresa Camac, fábrica de pneus, e a deslocalização do Reino Unido das diferentes máquinas e ferramentas", afirmam Paul Hallas, CEO da SPC, e Ramon Puente, promotor do projeto da Nova Motorsports e ex-CEO da Racing Motorbike Company.
Já Ana Carvalho, CEO do BPF, considera que "este investimento representa um importante apoio ao setor industrial nacional, ao impulsionar a reestruturação e revitalização de uma empresa na região Norte, através da captação de investimento estrangeiro ao qual se associa o Fundo de Capitalização e Resiliência"
A operação insere-se na Janela C do programa, que é destinada a investimentos do fundo com montante igual ou superior a dois milhões de euros e foi submetida à consulta prévia da Comissão Técnica de Investimento do FdCR, esclarece o BPF.