Notícia
Bayer propõe pagar 8 mil milhões para fechar caso do alegado herbicida cancerígeno
A Bayer está em negociações para entregar uma quantia única, entre 6 e 8 mil milhões de dólares, que sirva para responder aos milhares de casos que se acumulam - e possam ainda vir a acumular - na justiça, com queixas de clientes que atribuem problemas cancerígenos à utilização do herbicida Roundup.
Esta solução está a ser negociada, embora um acordo ainda não esteja iminente, declararam as mesmas fontes, próximas das negociações, à Bloomberg. Enquanto a proposta da Bayer oscila entre os 6 e os 8 mil milhões de dólares, os representantes legais da acusação insistem num valor superior a 10 mil milhões para abandonar as respetivas queixas.
As ações da Bayer disparam 7,51% para os 67,70 euros, e já chegaram a ascender 11,23% para os 70,04 euros durante a sessão. Desde o início do ano, os títulos somam ganhos de 11,84%, embora o aumento das derrotas em tribunal tenha lavado a quebras substanciais durante o ano.
A farmacêutica teve de pagar 2 mil milhões de dólares, no passado mês de maio, a um casal que alegou ter contraído cancro pelo uso do Roundup. Esta foi a terceira batalha judicial perdida pela Bayer. A empresa alemã herdou estes após concretizada a aquisição da Monsanto, em junho do ano passado, por 63 mil milhões de dólares.