Notícia
3 temas a estar atento nos resultados da Navigator
A Navigator vai apresentar esta terça-feira, 11 de fevereiro, os resultados referentes a 2019. O Negócios escolheu três temas a que deve estar atento nessa comunicação.
O agravamento das condições de mercado, com a queda dos preços da pasta e o enfraquecimento da procura de pasta e papel, tem impacto nas vendas do grupo que, ainda assim, tem conseguido registar um aumento dos volumes de pasta e de tissue vendidos. A evolução positiva dos preços da pasta só é esperada a partir deste início de 2020.
Instabilidade política
Com um perfil exportador, e vendendo para 130 países, os fatores de incerteza na economia mundial têm sido motivo de preocupação para a Navigator que, em 2019, assistiu ao aumento das tensões comerciais e receios de um hard Brexit. Nesse contexto tem atuado por via da estratégia de vendas, protegendo a margem na Europa e nos EUA.
Custos de produção
O grupo tem em curso um programa de redução de custos operacionais M2, que tem permitido atenuar parcialmente o agravamento de custos que afetam a globalidade da indústria, nomeadamente energia, madeira e químicos e que têm tido impacto nas suas contas. Para 2020 anunciou já o projeto Zero Based Budget, com um conjunto de iniciativas de redução de custos fixos (custos de funcionamento, despesas gerais e administrativas, e custos com pessoal das áreas não-industriais).